Claudia Raia continua treinando durante gravidez

Bem-estar Movimento
26 de Setembro, 2022
Claudia Raia continua treinando durante gravidez

Recentemente, a atriz Claudia Raia anunciou que está grávida de seu terceiro filho. A global, que tem 55 anos, expôs em uma live no seu Instagram, neste sábado (24), que a rotina de exercícios físicos continua a todo vapor. “As pessoas acham que gravidez é doença”, disse.

Ao contrário do que muitos pensam, praticar atividades físicas durante a gravidez – com orientação profissional e os devidos cuidados – não traz risco à saúde da mulher e nem do feto.

“Eu dancei minha vida inteira, faço musculação há 40 anos. Meu treino continua o mesmo, mas com um pouquinho de delicadeza e menos peso”, ressalta Claudia Raia. 

A atriz ainda lembra que durante a gestação de sua filha caçula, Sophia, também manteve a rotina de treinos. “Treinar também é remédio para o bebê e para a gravidez”, afirmou.

Claudia Raia: benefícios dos treinos na gestação

De acordo com a personal trainer Bianca Pichirilli, a prática de atividade física durante a gravidez é bastante recomendada, especialmente em casos nos quais a futura mamãe já tinha uma rotina de treinos. 

“Mexer o corpo contribui com o controle da pressão arterial e do peso, o que reduz riscos de doenças como diabetes gestacional”, explica.

Além disso, a educadora física também destaca os benefícios dos treinos na gestação para aliviar as possíveis dores nas costas. Isso porque o reforço na musculatura promove uma diminuição dos incômodos. 

Outro ponto positivo de movimentar o corpo estando grávida está relacionado aos hormônios liberados depois do treino. “A noradrenalina colabora para desestressar e fazer com que a mulher durma melhor. Portanto, exercitar-se promove muita disposição ao longo dos 9 meses, inclusive quando a barriga está grande”, destaca.

Exercícios para grávidas 

Antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, é preciso procurar um profissional da área para orientar a melhor modalidade e a execução dos exercícios. De qualquer forma, algumas práticas são mais indicadas nesse período, como por exemplo:

“Tudo deve ser feito de acordo com o limite de cada pessoa. Ou seja, quem já praticava esporte, naturalmente inicia a gestação com mais resistência física. As sedentárias logo perceberão fôlego extra com caminhadas curtas e regulares”, afirma.

Por fim, Bianca explica que outras atividades, como ioga, meditação e exercícios para respiração podem e devem ser incluídas na rotina da grávida, mas não substituem os exercícios físicos mais intensos.

Fonte: Bianca Pichirilli, educadora física da Vitat.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas