Claudia Raia continua treinando durante gravidez
Recentemente, a atriz Claudia Raia anunciou que está grávida de seu terceiro filho. A global, que tem 55 anos, expôs em uma live no seu Instagram, neste sábado (24), que a rotina de exercícios físicos continua a todo vapor. “As pessoas acham que gravidez é doença”, disse.
Ao contrário do que muitos pensam, praticar atividades físicas durante a gravidez – com orientação profissional e os devidos cuidados – não traz risco à saúde da mulher e nem do feto.
“Eu dancei minha vida inteira, faço musculação há 40 anos. Meu treino continua o mesmo, mas com um pouquinho de delicadeza e menos peso”, ressalta Claudia Raia.
A atriz ainda lembra que durante a gestação de sua filha caçula, Sophia, também manteve a rotina de treinos. “Treinar também é remédio para o bebê e para a gravidez”, afirmou.
Claudia Raia: benefícios dos treinos na gestação
De acordo com a personal trainer Bianca Pichirilli, a prática de atividade física durante a gravidez é bastante recomendada, especialmente em casos nos quais a futura mamãe já tinha uma rotina de treinos.
“Mexer o corpo contribui com o controle da pressão arterial e do peso, o que reduz riscos de doenças como diabetes gestacional”, explica.
Além disso, a educadora física também destaca os benefícios dos treinos na gestação para aliviar as possíveis dores nas costas. Isso porque o reforço na musculatura promove uma diminuição dos incômodos.
Outro ponto positivo de movimentar o corpo estando grávida está relacionado aos hormônios liberados depois do treino. “A noradrenalina colabora para desestressar e fazer com que a mulher durma melhor. Portanto, exercitar-se promove muita disposição ao longo dos 9 meses, inclusive quando a barriga está grande”, destaca.
Exercícios para grávidas
Antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, é preciso procurar um profissional da área para orientar a melhor modalidade e a execução dos exercícios. De qualquer forma, algumas práticas são mais indicadas nesse período, como por exemplo:
- Caminhada;
- Hidroginástica;
- Dança;
- Bike ergométrica;
- Exercícios de força (musculação, pilates e funcional).
“Tudo deve ser feito de acordo com o limite de cada pessoa. Ou seja, quem já praticava esporte, naturalmente inicia a gestação com mais resistência física. As sedentárias logo perceberão fôlego extra com caminhadas curtas e regulares”, afirma.
Por fim, Bianca explica que outras atividades, como ioga, meditação e exercícios para respiração podem e devem ser incluídas na rotina da grávida, mas não substituem os exercícios físicos mais intensos.
Fonte: Bianca Pichirilli, educadora física da Vitat.