Clarear as axilas com limão e bicarbonato de sódio: trend do TikTok é segura?
Não é de hoje que os usuários do TikTok viralizam conteúdos com dicas caseiras de cuidados com os cabelos, pele e corpo. Desta vez, a tendência que se espalhou pela rede social foi a de clarear as axilas com limão e bicarbonato de sódio – mistura que gera dúvidas e polêmicas.
Pensando nisso, a dermatologista Geisa Costa, de São Paulo, esclareceu os motivos que levam ao escurecimento desta região e se esta receita é realmente indicada.
Porque as axilas ficam mais escurecidas
Existe uma série de fatores que leva ao escurecimento das axilas. O principal deles, segundo Geisa, é o atrito da pele.
“Ao ‘raspar’ uma pele na outra, a axila acaba assando e escurecendo. Pessoas que têm uma produção maior de melanina são mais propensas a ter o escurecimento, assim como quem pratica esportes”, ela explica.
Outro possível motivo pode estar relacionado com a depilação, em especial as feitas com lâmina e cera quente.
“Alguns métodos alteram a estrutura do pelo, fazendo com que ele nasça para dentro da pele. Com isso, acaba surgindo a foliculite (bolinhas decorrentes de pelos encravados).”
O sobrepeso também é um agravante para este quadro, uma vez que a ingestão excessiva de calorias leva a uma produção maior de insulina.
“Por fim, a exposição excessiva ao sol e o uso de desodorantes inadequados, principalmente aqueles com alto índice de álcool e alumínio, também podem deixar esta região mais escurecida”, completa a profissional.
Posso clarear as axilas com limão e bicarbonato de sódio?
A dermatologista foi enfática ao esclarecer esta dúvida: a resposta é não!
“O uso do limão na pele não é recomendado pois pode causar manchas irreversíveis, além de fitofotodermatose, que são lesões de queimadura de 2º grau”, alerta.
Já o bicarbonato, por sua vez, pode gerar irritação, vermelhidão e coceira, de acordo com a profissional.
Geisa ainda ressaltou que qualquer tratamento para este fim deve ser recomendado apenas por um médico dermatologista, uma vez que muitos pacientes acabam piorando suas manchas ao utilizar medicamentos e receitas inadequados em casa.
Como clarear as axilas, então?
“Os [procedimentos] mais usados para clarear as axilas são os lasers e peelings, que devem ser realizados com o acompanhamento de um profissional, e não por conta própria”, aponta a médica.
Por fim, Geisa orienta que os internautas abandonem qualquer receita caseira viralizada na internet e procurem profissionais da área para receber a melhor orientação para o diagnóstico e tratamento.
Fonte: Geisa Costa, médica especialista em dermatologia no Art Beauty Center, em São Paulo e Minas Gerais.