Cisco no olho: como tirar corretamente?

Saúde
13 de Julho, 2022
Cisco no olho: como tirar corretamente?

Provavelmente você já sofreu ou conhece quem foi surpreendido com um cisco no olho. Além de incômodo, o problema pode causar riscos para a saúde da visão. Por isso, saiba como removê-lo corretamente, e quando é hora de procurar ajuda de um oftalmologista. 

Leia mais: Problemas oftalmológicos: conheça os mais comuns e como tratá-los

Como tirar cisco no olho?

É difícil prever a entrada de um cisco no olho, já que diversas situações do cotidiano favorecem que esse fato ocorra. Por exemplo, quando alguém está exposto a uma revoada de vento, como na praia, bem como praticando algum tipo de esporte ao ar livre, como andar de bicicleta ou de moto. Outra situação comum que favorece o cisco é coçar os olhos.

De acordo com a Dra. Renata, a forma mais correta de tirar um cisco do olho é lavar a região com água filtrada e, preferencialmente, gelada. “Dessa forma, o corpo estranho tende a ir para o cantinho do olho, próximo ao nariz. Assim, é possível retirá-lo com facilidade”, explica a especialista. Além disso, colírios lubrificantes podem ajudar a diminuir o desconforto. 

Depois que você remover o cisco, observe se está sentindo algum desconforto. Caso ele permaneça, pode ser hora de procurar um médico.

Quando procurar ajuda?

Se o cisco não sair do olho mesmo depois de lavá-lo com água e o desconforto repentino se tornar persistente, é hora de procurar ajuda médica. 

“Algumas vezes, esse cisco pode estar grudado na parte de dentro da pálpebra. Ou seja, se você sentir o cisco e não conseguir retirá-lo, é hora de procurar ajuda de um especialista. E também se a sensação de corpo estranho persistir, mesmo que você tenha conseguido retirá-lo, pois pode ter danificado a córnea. Nesse caso, só um especialista consegue avaliar a necessidade de algum tratamento”, alerta a Dra. Renata.

Cisco no olho: o que não fazer

Primeiramente, não coce o olho se você estiver com um cisco nele. Essa atitude pode fazer com que o “material” raspe a córnea, aumentando as chances de danificá-la. 

“Se você coça o olho e o cisco está preso na parte de dentro da pálpebra. Conforme você pisca, vai arranhando a córnea e pode causar ceratite ou úlcera de córnea. O especialista irá avaliar o dano que causou e indicar o melhor tratamento”, finaliza a oftalmologista.

Fonte: Dra. Renata Rabelo Ferretti, oftalmologista clínica e cirúrgica. CRFM 91006

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

Conheça a otosclerose, doença que causou perda auditiva em Adriane Galisteu
Saúde

Otosclerose: entenda a doença que causou perda de audição em Adriane Galisteu

Otorrinolaringologista explica o que é, quais os sintômas e tratamentos da doença que fez Adriane Galisteu perder 60% da audição

foto da cantora Preta Gil
Saúde

Amputação do reto: como funciona cirurgia feita por Preta Gil?

Cantora passou pelo procedimento em 2023 para tratar um câncer colorretal

Com o tempo seco, endocrinologista dá dicas para enfrentar os sinais de desidratação
Saúde

Tempo seco: o que fazer ao enfrentar sinais de desidratação?

Diante do clima seco, da baixa qualidade do ar – agravada pelas queimadas – e das altas temperaturas, os sinais de desidratação tendem a se manifestar