Cisco no olho: como tirar corretamente?

Saúde
13 de Julho, 2022
Cisco no olho: como tirar corretamente?

Provavelmente você já sofreu ou conhece quem foi surpreendido com um cisco no olho. Além de incômodo, o problema pode causar riscos para a saúde da visão. Por isso, saiba como removê-lo corretamente, e quando é hora de procurar ajuda de um oftalmologista. 

Leia mais: Problemas oftalmológicos: conheça os mais comuns e como tratá-los

Como tirar cisco no olho?

É difícil prever a entrada de um cisco no olho, já que diversas situações do cotidiano favorecem que esse fato ocorra. Por exemplo, quando alguém está exposto a uma revoada de vento, como na praia, bem como praticando algum tipo de esporte ao ar livre, como andar de bicicleta ou de moto. Outra situação comum que favorece o cisco é coçar os olhos.

De acordo com a Dra. Renata, a forma mais correta de tirar um cisco do olho é lavar a região com água filtrada e, preferencialmente, gelada. “Dessa forma, o corpo estranho tende a ir para o cantinho do olho, próximo ao nariz. Assim, é possível retirá-lo com facilidade”, explica a especialista. Além disso, colírios lubrificantes podem ajudar a diminuir o desconforto. 

Depois que você remover o cisco, observe se está sentindo algum desconforto. Caso ele permaneça, pode ser hora de procurar um médico.

Quando procurar ajuda?

Se o cisco não sair do olho mesmo depois de lavá-lo com água e o desconforto repentino se tornar persistente, é hora de procurar ajuda médica. 

“Algumas vezes, esse cisco pode estar grudado na parte de dentro da pálpebra. Ou seja, se você sentir o cisco e não conseguir retirá-lo, é hora de procurar ajuda de um especialista. E também se a sensação de corpo estranho persistir, mesmo que você tenha conseguido retirá-lo, pois pode ter danificado a córnea. Nesse caso, só um especialista consegue avaliar a necessidade de algum tratamento”, alerta a Dra. Renata.

Cisco no olho: o que não fazer

Primeiramente, não coce o olho se você estiver com um cisco nele. Essa atitude pode fazer com que o “material” raspe a córnea, aumentando as chances de danificá-la. 

“Se você coça o olho e o cisco está preso na parte de dentro da pálpebra. Conforme você pisca, vai arranhando a córnea e pode causar ceratite ou úlcera de córnea. O especialista irá avaliar o dano que causou e indicar o melhor tratamento”, finaliza a oftalmologista.

Fonte: Dra. Renata Rabelo Ferretti, oftalmologista clínica e cirúrgica. CRFM 91006

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show