Como o cigarro afeta a saúde do coração? Cardiologista explica

Saúde
22 de Junho, 2022
Como o cigarro afeta a saúde do coração? Cardiologista explica

Quando o assunto é tabagismo, a gente logo associa o hábito a problemas respiratórios e câncer de pulmão. Mas a verdade é que o cigarro pode afetar a saúde de diversos outros sistemas e órgãos, incluindo a do coração. Para você ter uma ideia, homens fumantes têm três vezes mais chances de sofrer infarto do que não fumantes. Em mulheres, esse risco é ainda maior, de acordo com o HCor (Hospital do Coração).

Cigarro de saúde do coração

Dr Hélio Castello, médico cardiologista e intervencionista do Grupo Angiocardio, explica que o cigarro é um dos principais agentes causadores da aterosclerose — doença que promove acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, consequentemente gerando o endurecimento dessas estruturas.

“Isso ocorre porque o tabagismo (hábito de fumar) leva a uma inflamação crônica na parede interna desses vasos. O que facilita, desse modo, o depósito de gordura e a obstrução das passagens”, complementa o profissional. “Além disso, o sangue tende a coagular com mais facilidade.”

Desse modo, o risco de infarto aumenta, assim como o de:

Leia também: Doenças ocupacionais: conheça as principais

Parar de fumar acaba com esse risco?

Pode levar até 20 anos para que os riscos cardiovasculares de um ex-fumante se equiparem aos riscos de uma pessoa que nunca fumou na vida. Mas o médico explica que as chances de infarto e outros problemas começam a cair assim que o indivíduo abandona o vício.

Além disso, outros benefícios podem ser percebidos em apenas poucos dias sem o cigarro:

  • Melhora do fôlego;
  • Mais resistência física;
  • Diminuição do mau hálito;
  • Paladar bem mais apurado;
  • Respiração mais fácil.

Leia também: Junho Laranja: mês conscientiza sobre anemia e leucemia

Cigarro e saúde do coração: quais outros hábitos adotar?

Adotar costumes mais saudáveis no dia a dia pode melhorar não só a saúde do seu coração, mas a de todo o corpo, diminuindo as chances de doenças crônicas e até câncer. Segundo o especialista, ter uma alimentação saudável é essencial.

“Evite embutidos e gordura em excesso, coma mais frutas e verduras, prefira comidas mais naturais às processadas e ingira quantidades moderadas”, ele recomenda. “Outra coisa importante é a prática de atividades físicas, pelo menos três vezes na semana (e, se possível, mais).”

Por fim, o profissional destaca cuidar da saúde de forma preventiva (ir anualmente ao médico e realizar exames com frequência) e tentar diminuir o estresse (com psicoterapia, relacionamentos mais saudáveis, práticas como meditação e yoga e momentos de lazer).

Fonte: Dr Hélio Castello (CRM: 55768), médico cardiologista e intervencionista do Grupo Angiocardio. Membro titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e membro fundador da Sociedade Latino-Americana de Cardiologia Intervencionista (SOLACI).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

dores nos glúteos e problemas na coluna
Saúde

Dores nos glúteos sinalizam problemas na coluna, diz especialista

Pesquisa aponta problemas na coluna como uma das principais causas de afastamento do trabalho

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros