Fat Bloom: Chocolate esbranquiçado faz mal? Nutricionista explica

Alimentação Bem-estar
10 de Julho, 2023
Fat Bloom: Chocolate esbranquiçado faz mal? Nutricionista explica

Para quem é fã de doce, poucas coisas são tão tentadoras quanto uma barra de chocolate. Porém, o momento de prazer pode ser rapidamente interrompido se você encontrar o chocolate esbranquiçado. A aparência incomum pode ser confundida com mofo e nos faz questionar: será que nessas condições, o alimento ainda pode ser consumido? Entenda a seguir!  

Veja também: É perigoso para a saúde comer alimentos mofados?

Chocolate esbranquiçado 

O chocolate pode perder o brilho e a coloração marrom viva devido a um fenômeno chamado “fat bloom”, que significa florescer de gordura. Segundo a nutricionista esportiva Renata Paz, isso ocorre quando há uma oscilação de temperatura e a manteiga do cacau se separa do restante dos ingredientes, formando a camada esbranquiçada. 

Esse fenômeno é mais comum no outono e no inverno, devido a variação de temperatura, mas também tende a acontecer quando armazenamos o chocolate dentro da geladeira. Além disso, é mais comum identificar o aspecto esbranquiçado em chocolates do tipo meio amargo.

Contudo, a aparência diferente não significa que o chocolate estragou. Segundo a nutricionista, se ele estiver dentro da validade, o chocolate ainda está apto para consumo. 

Não há nenhuma alteração em seu sabor e nem na tabela nutricional. Ele permanece com a mesma quantidade de nutrientes”, afirma Renata e alerta: “A melhor forma de evitar que isso aconteça é guardar em lugar arejado e manter na própria embalagem”. 

Então, como saber se o chocolate está estragado? 

Comer alimentos estragados pode fazer mal à saúde e gerar desconforto intestinal, diarreia e vômito. Por isso, antes mesmo de comer o seu chocolate, analise possíveis problemas, como por exemplo:

  • Deformações;
  • Violação de embalagem;
  • Alterações de cor que vão além do aspecto esbranquiçado;
  • Sinais de mofo;
  • Cheiro desagradável;
  • Textura murcha.

Na presença de algum desses sinais, o chocolate deve ser descartado, pois não está apto para o consumo.

Por fim, para incidentes como esse, armazene os doces em lugar limpo, com temperatura média entre 12ºC e 20ºC, arejado e seco, longe de fontes de calor ou frio.

Veja também: Escovar os dentes no banho pode não ser uma boa ideia. Entenda

Fonte: Renata Paz, nutricionista esportiva.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher em uma reunião online de trabalho
Bem-estar Equilíbrio

Benefícios corporativos promovem o bem-estar dos colaboradores

Os benefícios corporativos estimulam a satisfação, mas devem ser combinados a práticas e políticas em prol de um ambiente de trabalho seguro e saudável

dieta mediterranea
Alimentação Bem-estar

Dieta mediterrânea: o que é, como fazer e cardápio

A dieta mediterrânea pode ajudar a emagrecer focando no consumo de frutos do mar. Saiba como fazer e os principais alimentos

mulher com pedra na vesícula preparando ovo para comer
Alimentação Bem-estar Saúde

Quem tem pedra na vesícula pode comer ovo?

A coleitíase ocorre quando há o acúmulo de depósitos sólidos na vesícula biliar.