Escovar os dentes no banho pode não ser uma boa ideia. Entenda

Saúde
10 de Julho, 2023
Escovar os dentes no banho pode não ser uma boa ideia. Entenda

Na correria da rotina, muita gente costuma escovar os dentes no banho pela praticidade. Contudo, o hábito mais atrapalha do que favorece a higiene bucal, sabia?

Veja também: Como escolher o melhor enxaguante bucal?

Por que não é bom escovar os dentes no banho?

O motivo é bem simples. De acordo com a cirurgiã-dentista Bruna Conde, escovar os dentes no banho pode ser prejudicial por causa da temperatura da água. “Banhos muito quentes podem amolecer as cerdas da escova, o que a torna menos eficaz para a próxima limpeza dos dentes”, explica a especialista.

Ou seja, as cerdas moles não conseguem realizar a higiene da forma adequada, favorecendo o acúmulo de restos de alimentos. Como resultado, ocorre a formação da placa bacteriana, cáries e outros problemas bucais.

Outro alerta da cirurgiã-dentista é o local onde se guarda a escova de dentes depois de usá-la. “O chuveiro abafado, sem circulação de ar, próximo de outros produtos de higiene, sem a correta secagem das cerdas da escova pode auxiliar na proliferação e aumento de bactérias”, afirma.

Dicas para acertar na limpeza bucal

Escovar os dentes é um hábito básico, assim como tomar banho. Mesmo sendo uma tarefa simples e primordial, é comum errar alguns aspectos. Além do que vimos até agora, a escolha da melhor escova de dentes pode despertar dúvidas.

Bruna Conde sugere que as melhores escovas possuem cerdas macias e de tamanho adequado. “Elas oferecem uma limpeza suave, mas eficiente, sem provocar danos à gengiva e ao esmalte dos dentes”, orienta. Portanto, opte por escovas com cabeças pequenas e cerdas de nylon.

Confira outras recomendações da expert:

  • Utilize a técnica correta: escove a parte da frente, em cima e por dentro dos dentes.
  • Não exerça muita pressão: evite escovar os dentes com força excessiva. Afinal, isso pode danificar o esmalte dental e causar sensibilidade. Escove com suavidade, realizando movimentos delicados para remover a placa bacteriana e resíduos de alimentos.
  • Dedique tempo suficiente à escovação: uma dica é dividir o tempo igualmente entre os quadrantes da boca. Uma escovação adequada e completa é essencial para uma limpeza eficaz.
  • Use fio dental diariamente: sozinha, a escovação não é suficiente para remover toda a placa bacteriana e resíduos entre os dentes. Utilize o fio dental diariamente para limpar essas áreas de difícil acesso, prevenindo cáries e doenças gengivais.
  • Enxágue bem a boca: logo após a escovação, enxágue bem a boca com água para remover os resíduos de pasta de dente e placa bacteriana solta.
  • Substitua sua escova regularmente: as escovas de dentes se desgastam com o tempo e acumulam bactérias. Dessa forma, troque sua escova a cada três a quatro meses, ou quando as cerdas estiverem desgastadas ou deformadas.
  • Escove a língua: uma higiene bucal completa também inclui a limpeza da língua, que possui restos de alimentos que podem ser compartilhados com os dentes.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

selfie do ex-jogador de vôlei, Tande
Saúde

Tande, do vôlei, sofre infarto e é internado em hospital

Tande, ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, revelou ter tido 98% de entupimento em uma de suas veias e sofrido um infarto

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração