China se prepara para nova onda de Covid que trará 65 milhões de casos

Saúde
26 de Maio, 2023
China se prepara para nova onda de Covid que trará 65 milhões de casos

A China pode estar diante de uma nova onda de Covid-19, com uma previsão de até 65 milhões de casos por semana com pico no final de junho. O alerta foi dado na última segunda-feira (22) por Zhong Nanshan, um dos principais especialistas em doenças respiratórias no país.

A nova onda — já esperada, segundo Zhong— começou em abril, quando a Covid voltou a superar a gripe comum como principal doença infecciosa na China. Já nesta última semana de maio, por exemplo, os casos devem superar a marca de 40 milhões de infecções semanais.

O aviso de Zhong confirma relatos que vinham se multiplicando nas redes sociais, em plataformas chinesas como o Weibo e em americanas como o Twitter. As publicações apontavam indícios de que o coronavírus está de volta à circulação na China e ganharam força com imagens de Xi Jinping utilizando máscara.

Leia mais: Maioria das crianças pequenas não se vacinou contra a Covid-19

Além da China, qual é o cenário no mundo?

Globalmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou quase 2,3 milhões de novos casos e quase 15.000 mortes nos últimos 28 dias. Assim, no período de 24 de abril a 21 de maio houve uma queda de 21% e 17%, respectivamente, em comparação com os 28 dias anteriores.

Desse modo, houve um aumento nos casos em regiões da África e do Pacífico Ocidental. Além disso, houve um aumento nas mortes nas regiões da África, Américas, Sudeste Asiático e Pacífico Ocidental. Até 21 de maio, mais de 766 milhões de casos confirmados e mais de 6,9 milhões de mortes foram relatados em todo o mundo.

Covid no Brasil

O Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) divulgado na última terça-feira (23) divulgou um relatório sobre a pandemia do novo coronavírus no Brasil. De acordo com a entidade, o país contabiliza 37.579.028 casos confirmados e 702.664 mortes da doença.

Além disso, a taxa de letalidade em todo o território nacional no momento permanece em 1,9%. O aumento de pessoas infectadas por SARS-CoV-2 na semana voltou a ficar abaixo dos 30 mil, nesta onda de casos das subvariantes da Ômicron. Até agora, os maiores números de confirmações e vítimas fatais de todo o período da pandemia no solo brasileiro ocorreram no dia 3 de fevereiro de 2022, com mais 298.408 casos, e em 9 de abril de 2021, com 4.249 óbitos.

Por fim, com estes dados sobre a pandemia, o Brasil segue como o segundo com maior número de óbitos e o terceiro em infectados pelo coronavírus no mundo, de acordo com a Universidade Johns Hopkins e os dados do Worldometers.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show