Chá de framboesa ajuda a acelerar o trabalho de parto. Veja como preparar!

Alimentação Bem-estar Gravidez e maternidade
07 de Julho, 2023
Chá de framboesa ajuda a acelerar o trabalho de parto. Veja como preparar!

Seja para acelerar ou para induzir o trabalho de parto, diversos métodos naturais têm sido utilizados por mulheres de forma milenar. Entre essas opções, o chá de framboesa se destaca como um remédio caseiro que ajuda a tonificar e estimular os músculos do útero para o parto. 

Veja também: Seu bebê está demorando para nascer? Comer tâmara pode acelerar o trabalho de parto

Chá de framboesa: benefícios para o trabalho de parto

De sabor leve e adocicado, a framboesa pode ser aproveitada na cozinha de diversas formas. Mas o que pouca gente sabe é que as folhas da fruta podem funcionar como um “empurrãozinho” para ajudar as mamães com o trabalho de parto. 

Segundo a nutricionista Michelle Ferreira, estudos demonstraram que a framboesa foi capaz de encurtar o segundo estágio do trabalho de parto, facilitando a parte final da contração do útero e a saída do bebê. Portanto, embora a fruta ainda precise ser mais estudada, os resultados apontaram a diminuição da necessidade de fórceps ou ventosas. 

Segundo a médica ginecologista e obstetra Dra. Yara Caldato, além desses benefícios, o chá pode ajudar ainda no alívio de desconfortos, aporte de nutrientes que contribuem com uma gestação saudável e auxílio da circulação sanguínea. 

Lembrando que a consulta  com um profissional de saúde antes de usar qualquer chá ou suplemento durante a gravidez é imprescindível, pois cada gestação é única e pode requerer orientações específicas.

Chá de framboesa: Como tomar? 

A gestante pode começar a tomar o chá no terceiro trimestre de gestação, após a 32º semana. Segundo a nutricionista, as mamães podem tomar até 3 xícaras por dia, se atentando também às contraindicações.

“No entanto, é importante ressaltar que cada gestação é única e a quantidade adequada de chá de framboesa pode depender de vários fatores, como a saúde da gestante, histórico médico e outras condições específicas. Portanto, é essencial discutir a quantidade de chá de framboesa apropriada para você com um profissional de saúde antes de iniciar o consumo”, aponta a ginecologista. 

Quem não deve tomar o chá 

O chá é indicado para gestantes saudáveis, que não tiveram sangramento durante a gestação e que desejam parto natural. Embora existem benefícios na bebida, o chá possui algumas restrições e deve ser evitado pelos seguintes públicos: 

  • Gestantes que optam pelo parto cesariana;
  • Diabetes gestacional;
  • Gestação gemelar;
  • Gestantes com pressão alta;
  • Risco de trombose;
  • Mulheres que já tiveram partos prematuros;
  • Histórico familiar de câncer de mama;
  • Endometriose;
  • Histórico de distúrbios hemorrágico;
  • Miomas;
  • Por fim, alergia a framboesa.

Contudo, vale ressaltar que o uso de qualquer tipo de medicamento e método para acelerar o trabalho de parto deve ser indicado pelo médico e/ou equipe multidisciplinar que esteja acompanhando a gestante. 

Quando é preciso acelerar parto? 

Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, o tempo máximo de gestação é até 42 semanas. Porém, quando o bebê permanece na barriga, superando as 41 semanas, alguns riscos podem colocar a vida do pequeno em risco, com insuficiência placentária, também conhecida como placenta envelhecida. 

Outros casos como sofrimento materno ou fetal, infecções uterinas, pressão alta, baixo líquido amniótico, problemas com a placenta ou ausência de contrações também são condições que necessitam de intervenção com a antecipação do trabalho de parto.

Por fim, a ginecologista Yara faz um alerta: “Apesar da ansiedade da reta final da gestação, não há necessidade de antecipação do parto para a maioria das mulheres. Portanto, quanto mais espontâneo melhor para mãe e bebê”, afirma a médica.

Veja como preparar chá de framboesa!

Ingredientes

  • 200 ml de água quente;
  • 2 colheres de folha de framboesa picada.

Modo de preparo

Em uma xícara com água quente, despeje as folhas de framboesa. Em seguida, deixe a mistura em repouso por aproximadamente 10 minutos. Depois, é só coar a bebida e servir. Se preferir adoce.

Veja também: Framboesa: Conheça os benefícios da fruta

Fonte:

  • Michelle Ferreira, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, especialista em nutrição na saúde da mulher e fertilidade.
  • Dra. Yara Caldato, médica ginecologista regenerativa, funcional e estética na Nutrindo Ideais.

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

Inchaço ou gordura
Alimentação Bem-estar Saúde

Inchaço ou gordura: como diferenciar?

A maneira mais fácil de descobrir é notar a rapidez com que eles ocorrem, além da localização no corpo. Entenda

dieta do ovo
Alimentação Bem-estar

Dieta do ovo 3 dias: cardápio do desafio do ovo

Já ouviu falar na dieta do ovo 3 dias? No desafio do ovo podemos consumir ovo em forma de omelete, mexido, cozido ou frito. Veja o