Cerume de ouvido: qual a importância e porque não devemos limpá-lo
Muitas pessoas se incomodam com o cerume, a famosa cera de ouvido. Afinal, é comum associá-la a sujeira. Contudo, ao contrário do que se pensa, o cerume é fundamental para a saúde do ouvido. “O cerume é derivado da ação do próprio corpo e reúne substâncias capazes de prevenir alguns tipos de infecção. Portanto, sua presença não é sinal de sujeira ou de falta de higiene”, conta Eloá Lumi Miranda, otorrinolaringologista do Hospital Edmundo Vasconcelos.
Veja também: Lavagem nasal infantil: conheça os benefícios dessa técnica
Atenção aos métodos de limpeza do cerume
Apesar de ser benéfico, é comum recorrer a variadas alternativas de higiene para a remoção da cera de ouvido. A mais popular e acessível é a limpeza com cotonetes, que pode causar danos ao aparelho auditivo. Como resultado, a pessoa pode machucar as estruturas internas do ouvido, levando à surdez permanente. “Nunca introduza nada no canal auditivo na tentativa de limpá-lo. As hastes flexíveis, embora presentes no dia a dia, retiram a oleosidade natural da pele e podem empurrar o cerume para perto do tímpano, machucando. Ou seja, além de não retirar a substância, pode trazer incômodos e consequências mais graves”, alerta a médica.
Outra maneira que ganhou a atenção da internet, sobretudo a de usuários do TikTok, é a limpeza com velas. Assim como as hastes, esse modo inusitado de higienização é perigoso e desaconselhado por especialistas. “Produtos desse tipo podem criar uma ilusão de limpeza, como é o caso das velas. Quando são aplicadas, muito do conteúdo eliminado são resíduos da própria vela ao invés de cerume”, comenta Eloá.
Tenho excesso de cera de ouvido. O que fazer?
A produção excessiva de cerume não é nociva, mas pode incomodar. Dessa forma, a médica recomenda a limpeza no próprio consultório. A princípio, o médico responsável por esse tipo de cuidado é o otorrinolaringologista, especialista em ouvido, nariz e garganta. Por sua vez, para quem não convive com muito cerume e quer ter certeza de que o ouvido está limpo, a dica é não deixar a região úmida. Para isso, o ideal é, após o banho, ainda com a tolha, secar a área externamente até onde o dedo consegue alcançar.