Cera de ouvido pode revelar nível de estresse de uma pessoa

Bem-estar Equilíbrio
10 de Novembro, 2020
Cera de ouvido pode revelar nível de estresse de uma pessoa

Nos dias atuais, há diversas maneiras de identificar os níveis de complicações que envolvem a saúde mental das pessoas. E, de acordo com uma pesquisa recente, a cera de ouvido é uma delas, e pode revelar o nível de estresse de um indivíduo. 

O estudo realizado por neurologistas da University College London, na Inglaterra, mostrou que o aumento do cortisol – hormônio do estresse – pode ser medido a partir das secreções no canal auditivo. 

Função do cortisol

O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, que ficam localizadas acima dos rins. Assim, tem a função de ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações e manter os níveis de açúcar no sangue constantes.

Nos momentos de estresse, o cérebro envia “sinais” para o corpo liberar cortisol. Portanto, quanto mais você se estressa num nível contínuo, maior é o nível de cortisol, o que leva a um desequilíbrio hormonal.

Cera de ouvido x estresse: O que diz a pesquisa

A pesquisa contou com a participação de 37 pessoas, incluindo homens e mulheres. Desse modo, a análise de cera foi realizada com um dispositivo de teste semelhante a um cotonete. Contudo, existe um freio para impedir que o aparelho penetre demasiadamente no ouvido, evitando danos.

Além da avaliação de cera, os pesquisadores também analisaram amostras de cabelo e sangue dos participantes a fim de avaliar a presença de cortisol nessas partículas. 

Segundo os especialistas, as amostras de cera de ouvido mostraram produzir mais cortisol do que as amostras de cabelo.

Para o autor principal do estudo, Andres Herane-Vives, essas descobertas podem abrir uma janela para melhores maneiras de diagnosticar condições psiquiátricas. Como depressão, doença de Addison e síndrome de Cushing.

Leia também: Adaptógenos: Ervas que ajudam a combater o estresse

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina