Cera de ouvido pode revelar nível de estresse de uma pessoa

Bem-estar Equilíbrio
10 de Novembro, 2020
Cera de ouvido pode revelar nível de estresse de uma pessoa

Nos dias atuais, há diversas maneiras de identificar os níveis de complicações que envolvem a saúde mental das pessoas. E, de acordo com uma pesquisa recente, a cera de ouvido é uma delas, e pode revelar o nível de estresse de um indivíduo. 

O estudo realizado por neurologistas da University College London, na Inglaterra, mostrou que o aumento do cortisol – hormônio do estresse – pode ser medido a partir das secreções no canal auditivo. 

Função do cortisol

O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, que ficam localizadas acima dos rins. Assim, tem a função de ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações e manter os níveis de açúcar no sangue constantes.

Nos momentos de estresse, o cérebro envia “sinais” para o corpo liberar cortisol. Portanto, quanto mais você se estressa num nível contínuo, maior é o nível de cortisol, o que leva a um desequilíbrio hormonal.

Cera de ouvido x estresse: O que diz a pesquisa

A pesquisa contou com a participação de 37 pessoas, incluindo homens e mulheres. Desse modo, a análise de cera foi realizada com um dispositivo de teste semelhante a um cotonete. Contudo, existe um freio para impedir que o aparelho penetre demasiadamente no ouvido, evitando danos.

Além da avaliação de cera, os pesquisadores também analisaram amostras de cabelo e sangue dos participantes a fim de avaliar a presença de cortisol nessas partículas. 

Segundo os especialistas, as amostras de cera de ouvido mostraram produzir mais cortisol do que as amostras de cabelo.

Para o autor principal do estudo, Andres Herane-Vives, essas descobertas podem abrir uma janela para melhores maneiras de diagnosticar condições psiquiátricas. Como depressão, doença de Addison e síndrome de Cushing.

Leia também: Adaptógenos: Ervas que ajudam a combater o estresse

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

influenciadora Fany Ramos compartilha o seu antes e depois
Bem-estar Saúde

Vida após a bariátrica: uma jornada de mudanças em prol da saúde

A cirurgia bariátrica abre caminho para uma vida mais saudável e ativa, mas também pede mudanças de hábitos para ser realmente transformadora

TDAH ansiedade e depressão
Bem-estar Equilíbrio

TDAH, ansiedade e depressão: psquiatra explica diferenças

Apesar de serem parecidos, os transtornos mentais reservam suas peculiaridades e tratamentos específicos

TDAH
Bem-estar Equilíbrio

TDAH: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é uma condição crônica de causas genéticas