Casos de dengue aumentam e a doença pode bater recorde de morte

Saúde
07 de Dezembro, 2022
Casos de dengue aumentam e a doença pode bater recorde de morte

Os casos de dengue aumentam no Brasil e o Ministério da Saúde faz um alerta nacional sobre a tendência dos números baterem o recorde. De acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde divulgado em 19/11, os números apontam um crescimento significativo do alcance da doença com 975 mortes registradas em 2022. O número chega próximo do maior pico atingido em 2015, de 986 óbitos.

Sendo assim, pela primeira vez, o Brasil pode bater o recorde de mortes causadas por dengue desde que a doença voltou a figurar nos números de saúde no País, em 1980. Considerando a velocidade das transmissões, o Brasil pode alcançar a marca de 2015 e concluir o ano com o registro de mil óbitos. Entenda!

Casos de dengue aumentam 

Ao todo, os casos de dengue cresceram em torno de 180% no Brasil em 2022 em comparação com o mesmo período de 2021. De acordo com os dados do ministério, a região centro-oeste é a mais atingida, com 1.977 casos por 100 mil habitantes. Logo em seguida, está a região Sul, com 1.038,5; a Sudeste, com 504,4; a Nordeste, com 413,6; e a Norte, com 240,5.

Com isso, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), emitiu um comunicado de alerta, informando sobre a tendência real de chegarmos perto de mil mortes neste ano atingindo um recorde. A entidade aproveitou para reforçar a necessidade de atenção às medidas preventivas da doença, como o combate do mosquito Aedes Aegypti.

“É urgente que tenhamos uma política de retomada efetiva para combater o vetor da dengue. A situação é crítica, por isso fazemos esse alerta nacional”, destacou o vice-presidente da SBI, Alexandre Naime Barbosa.

Leia também: Casos de dengue crescem em 2022: por que esse surto está acontecendo?

Causas da dengue 

A infecção é transmitida através da picada do mosquito. Portanto, não há outra forma de contrair a condição. A doença atinge qualquer faixa etária, mas pessoas mais velhas tendem a ter maior risco de infecção.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente entre novembro e maio. A água parada oferece condições favoráveis para a proliferação do mosquito. Portanto, as medidas preventivas podem evitar a dengue no dia a dia.

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show