Canicross: esporte em que você corre com seu cachorro
Já pensou em aproveitar os benefícios da corrida e ainda se divertir com o seu pet? No canicross isso é possível. Este termo é utilizado para descrever o esporte de corrida cross country em conjunto com os cães.
Mas antes de mais nada, você sabe o que é cross country? Basicamente, essa modalidade consiste em correr a céu aberto enfrentando obstáculos naturais em terrenos rústicos.
Dessa forma, no canicross, você deve colocar um equipamento de corrida específico em seu cachorro e anexá-lo ao seu corpo. Assim, o cão e seu dono correm juntos.
Assim, o esporte foi criado em 1982, na França, pelo veterinário Dr. Gilles Pernound, que tinha como objetivo idealizar um método de socialização dos cães. Desse modo, após perceber que a prática realmente era eficaz e prazerosa para os cachorros e seus donos, o canicross foi ganhando espaço cada vez mais.
Leia também: O que fazer após mordida de cachorro ou gato
Benefícios
Quando praticado regularmente, o canicross pode trazer muitos benefícios, tanto para o atleta quanto para o doguinho. Portanto, veja os principais:
- Reduz a ansiedade;
- Queima calorias;
- Ajuda na socialização dos cães;
- Aumenta a resistência física;
- Traz bem-estar.
Dicas para praticar canicross
Se você se interessou pelo canicross e deseja iniciar o esporte, confira algumas dicas que podem ajudar:
- O canicross é indicado para cachorros com mais de um ano de idade ou 18 meses para raças grandes.
- Ensine o cão comandos como virar para a direita ou esquerda, correr e parar.
- Faça intervalos de cinco horas entre o treino e alimentação, para não sobrecarregar o seu cachorro.
- Para praticar a modalidade, é fundamental que o cão tenha uma boa resistência e treine regularmente. Sendo assim, você ajuda a aumentar o condicionamento do seu pet.
- Utilize uma coleira de mãos-livres, que não seja tão comprida e específica para o canicross. Assim, você evitar tropeçar e cair em cima do cão.