Câncer no ânus: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamento

Saúde
20 de Setembro, 2022
Câncer no ânus: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamento

O câncer no ânus é um tipo de tumor que ocorre na região da borda anal. Ele se forma por meio de uma multiplicação inadequada das células cancerígenas ao redor da borda do ânus e do reto.

A doença costuma ser classificada como um tumor escamoso, que é diferente de outros que acometem o intestino e que levam o nome de adenocarcinomas. Quando não tratada, essa condição pode causar complicações, dores e até mesmo ser letal.

Causas do câncer no ânus

As causas do câncer no ânus variam de acordo com o indivíduo. Assim, pode ser desde uma infecção originalmente transmitida por HPV em relação a borda do ânus até fatores evitáveis como o tabagismo.

Há casos em que o tumor está relacionado com genética, sendo passado por hereditariedade. Além disso, a má alimentação, com uma ingestão inadequada de fibras prebióticas no dia a dia, podem gerar constipação e, consequentemente, elevar o risco do tumor anal.

Pessoas que realizam atividades sexuais sem o uso de preservativos também são mais propensas a apresentarem casos dessa condição.

Leia também: Hemorroida: o que é, causas, sintomas e tratamento

Sintomas

Dentre os principais sintomas ligados à incidência do câncer no ânus, é possível citar:

  • Dores constantes;
  • Sangramentos ocasionais;
  • Muco nas fezes;
  • Cólica e vômitos.

Ainda assim, estima-se que um quarto dos diagnóstico desse tipo de tumor seja totalmente assintomático. Muitas vezes, o paciente só descobre que está com a doença após uma consulta médica e exames de rotina.

Tratamento

O diagnóstico do câncer no ânus é feito por meio de um exame físico, que pode se estender para uma colonoscopia ou ainda para uma anuscopia com biópsia em casos mais avançados.

O tratamento é feito, inicialmente, por meio de radioterapia e quimioterapia, a fim de retirar as células cancerígenas. Se o tumor ainda assim persistir, pode ser necessária uma cirurgia mais avançada.

Nesse procedimento cirúrgico, o profissional de saúde terá que retirar as células tumorais sem afetar o anel muscular que permite o fechamento do ânus, pois caso aconteça alguma alteração indesejada nessa região, o paciente pode desenvolver uma incontinência fecal.

Por fim, para prevenir o câncer no ânus, é importante seguir uma alimentação equilibrada, que contenha boas fontes de fibras diárias, como grãos integrais, verduras e frutas. Além disso, deve-se evitar o tabagismo e ter relações sexuais apenas com uso de preservativos.

Fonte: Dra. Vanessa Prado, cirurgiã do Aparelho Digestivo. Médica do Centro de Especialidades do Aparelho Digestivo do Hospital Nove de Julho, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Aparelho Digestivo (SBCD) e da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!

5 hábitos saudáveis para enxaqueca
Saúde

5 hábitos saudáveis para enxaqueca

A enxaqueca é uma doença crônica que causa um tipo de dor de cabeça latejante

Mortes por AVC
Saúde

Mortes por AVC podem ser associadas às temperaturas extremas

Mais de meio milhão de pessoas tiveram AVC relacionados às temperaturas extremas – muito calor ou muito frio