Caminhar para envelhecer bem: estudo aponta quantidade de passos recomendada 

Bem-estar Saúde
12 de Janeiro, 2023
Caminhar para envelhecer bem: estudo aponta quantidade de passos recomendada 

Não é de hoje que a prática de exercícios físicos é relacionada com a longevidade. Isso porque, desde uma simples caminhada até a prática de esportes é capaz de aumentar a sensação de bem-estar e ajudar no controle de peso. Dessa forma, um novo estudo aponta os benefícios de caminhar para envelhecer bem. A pesquisa divulgada recentemente indica que adultos mais velhos que andam entre 6 e 9 mil passos por dia apresentam um risco reduzido de 40 a 50% para eventos cardiovasculares em comparação a aqueles que caminham 2 mil passos. Continue lendo e entenda

Leia também: Caminhada diária também exige alguns cuidados para evitar lesões

Afinal, caminhar ajuda a envelhecer bem?

A pesquisa inicial de Amanda Paluch, professora de cinesiologia na Universidade de Massachusetts Amherst e da iniciativa Steps for Health Collaborative demonstrou que o volume de movimentos estavam relacionados a benefícios de longevidade. Nessa primeira análise contendo 15 estudos, 50 mil pessoas de quatro continentes foram envolvidas. O resultado apontou que caminhar entre 6 e 8 mil passos por dia estava ligado com um risco de morte menos em adultos mais velhos.

No entanto, os pesquisadores queriam aprofundar o foco na relação entre passos por dia e doenças cardiovasculares e investigaram ainda mais esse quadro. Por fim, eles concluíram que os resultados foram semelhantes ao da pesquisa inicial, reforçando que a quantidade indicada é de 6 e 9 mil passos por dia para ter o risco reduzido de 40 a 50% para eventos cardiovasculares, como AVC e ataque do miocárdio em comparação a aqueles que caminham 2 mil passos.

Dessa forma, a pesquisadora encoraja idosos a começarem a praticar caminhada como um hábito.

“Para aqueles que estão em 2 ou 3 mil passos por dia, fazer um pouco mais pode significar muito para a saúde do coração. Se você está em 6 mil passos, chegar a 7 mil e depois a 8 mil também é benéfico, como uma melhoria incremental”, afirma Paluch.

Assim, os resultados comprovaram efeitos da caminhada no envelhecimento, especialmente em idosos. Para adultos mais jovens, não foram identificadas relações entre os passos e doenças cardiovasculares.

Caminhar para envelhecer bem

O sedentarismo é um dos principais inimigos da velhice. Evidências já demonstram que a inatividade pode afetar a agilidade, o equilíbrio e até os reflexos dos idosos, que acabam ficando mais suscetíveis a quedas e fraturas.

Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o mínimo de 1 hora de exercícios por dia. Portanto apostar em caminhadas ao ar livre, frequentar a academia e buscar modalidades prazerosas não beneficiam apenas a saúde física, mas também a mental.

Por fim, é importante ressaltar que quaisquer atividades físicas devem ser feitas sob a supervisão de um profissional de educação física. Dessa forma, evita-se lesões e o especialista irá elaborar um programa de treinamento personalizado.

Apesar da pesquisa não apontar relações entre os passos e doenças cardiovasculares para jovens e adultos, a prática da caminhada ainda pode oferecer muitos outros benefícios, dos quais valem a pena investir.

Principais benefícios de praticar atividade física

  • Afasta a depressão;
  • Aumenta a disposição;
  • Melhora a qualidade do seu sono;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Previne doenças coronarianas;
  • Fortalece a musculatura das pernas;
  • Melhora a circulação;
  • Ajuda a controlar o colesterol e a diabetes.

 Referências: Relatório Mundial de Envelhecimento e Saúde – Organização Mundial da Saúde

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

Quem não pode tomar vacina da dengue
Saúde

Quem não pode receber a vacina da dengue?

Faltam testes sobre a segurança e eficácia da vacina em determinados públicos; veja quais são

lata de leite condensado cozida aberta com abridor
Bem-estar Casa

Doce de leite na air fryer dá certo? Pode explodir?

Uma receita de doce de leite na air fryer viralizou recentemente no TikTok. Mas será que realmente dá certo? Confira

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue