Caminhada consciente: Conheça os benefícios do mindful walking

1 de julho, 2020

Meditar e se concentrar pode ser algo difícil para algumas pessoas, principalmente após um dia estressante no trabalho. Mas, você já pensou em meditar enquanto caminha? Essa prática, mais conhecida como caminhada consciente, é uma ótima opção para auxiliar no relaxamento, no bem-estar e na renovação.

A caminhada consciente, também chamada de mindful walking, tem origem budista e consiste na incorporação da atenção plena durante a caminhada.

A atenção plena – ou mindfulness – é o ato de prestar atenção à vida cotidiana e às coisas pelas quais normalmente nos apressamos. Assim, é sobre diminuir o volume da mente, voltando-se para o corpo.

Dito isso, a caminhada consciente significa apenas caminhar enquanto focamos na nossa respiração e tomamos consciência de cada passo. Com isso, você poderá ter uma conexão interna, observando tudo ao seu redor e se livrando do estresse e da tristeza acumulada. 

Leia também: Como colocar a meditação na rotina

Como praticar

  1. Use roupas e sapatos confortáveis. Comece parando e tomando consciência do seu corpo e de como ele se sente. Observe e sinta o peso do seu corpo pressionando em direção ao chão e os calcanhares pressionando os sapatos
  2. Vá tomando consciência de todos os movimentos sutis que o mantém equilibrado e reto.
  3. Em seguida, comece a andar um pouco mais devagar que o ritmo normal, mantendo uma pequena flexão nos joelhos. A cada passo, esteja atento ao ritmo suave do calcanhar aos pés, à medida que cada pé faz contato com o chão. 
  4. Respire enchendo profundamente os pulmões a cada inspiração, no seu limite.
  5. Se concentre na sua visão, permita que seus olhos absorvam o máximo possível do ambiente. 
  6. Tente manter um corpo leve e a consciência da respiração enquanto caminha naturalmente.
  7. Quando sua atenção se afastar da caminhada e da respiração, observe esses pensamentos, humores e emoções sem julgamento. Dessa maneira, gentilmente, guie sua consciência de volta ao momento presente, de volta à caminhada. 
  8. Continue esta caminhada consciente por 5 a 20 minutos ou mais, se for confortável.
  9. Por fim, quando você estiver terminando a meditação, permita-se retorne lentamente à consciência das sensações físicas. Ao terminar, pense em como você pode trazer esse tipo de consciência para o resto do seu dia.

Leia também: Truques de mindfulness para diminuir a ansiedade

Benefícios

  • Reduz o estresse.
  • Melhora o foco e concentração.
  • Ajuda a se conectar mais com as coisas ao redor.
  • Desenvolve a capacidade de ficar mais relaxado.
  • Traz autoconhecimento. Isso porque ao praticar a caminhada consciente, você consegue ter mais conhecimento de si mesmo e entender o que o seu corpo quer dizer sobre a sua saúde.
  • Ajuda na postura.

Leia também: Benefícios da caminhada para a mente

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.