Calvície feminina: conheça o problema capilar de Xuxa

Beleza Bem-estar Saúde
11 de Outubro, 2022
Calvície feminina: conheça o problema capilar de Xuxa

Faz cerca de dois anos que Xuxa decidiu começar a usar com frequência suas redes sociais para compartilhar com os internautas seu processo de calvície.

Através de vídeos, a rainha dos baixinhos já comentou que tem perdido cabelo com frequência e até mesmo mostrou as “entradas” que estão se criando em sua cabeça por conta da queda dos fios.

“Olha o pouco cabelo, gente, caiu. Agora nem branquinho eu tenho, caiu”, disse ela em uma gravação antiga.

Leia também: 6 sinais de que seu cabelo está caindo mais do que o normal

Calvície feminina é o nome popular para a alopecia androgenética, uma queda de cabelos acentuada, desencadeada geralmente por fatores genéticos. Além da predisposição genética, a queda de cabelo também pode esconder doenças potencialmente graves, como alterações de tireoide, anemia, psoríase e lúpus, por exemplo. 

Saiba mais sobre o tema a seguir!

Reprodução/Instagram

Leia também: Afinal, o que é calvície? Veja as causas, tratamento e tudo sobre a condição

Alopecia androgenética: entenda a calvície de Xuxa

A alopecia é uma condição em que ocorre uma repentina perda de cabelo. Assim, o cabelo cai em grandes quantidades em determinadas áreas, proporcionando a visualização do couro cabeludo. “Em certo grau, a alopecia afeta em torno de 50% dos homens e 40% das mulheres acima de 50 anos”, afirma Caio Lamunier, dermatologista da SBD e do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Os sintomas mais expressivos tendem a surgir a partir dos 40 anos. Nos homens, são as “entradas” ou aquela “coroa” no topo da cabeça. Já nas mulheres, por outro lado, o problema costuma aparecer mais tardiamente e de forma menos intensa. Nesse sentido, na fase da menopausa, é comum observar aumento de fios perdidos, justamente por questões hormonais.

Leia também: Estudo indica que proteína presente no organismo pode ser a cura para a calvície

O tratamento irá depender de cada caso. Mas no geral, inclui medicamentos administrados via oral e de uso tópico no couro cabeludo, entre outros.

De acordo com o dermatologista Cyro Hirano em entrevista, um dos tratamentos mais modernos para conter o avanço da alopecia androgenética é um laser com uma tecnologia robótica, que faz o controle da queda e o estímulo do crescimento do fio. 

Como explica o médico, os resultados são visíveis a partir de três meses do início do tratamento. Mas, a quantidade de sessões depende da avaliação de cada paciente.

Leia também: Remédio caseiro para calvície: médico diz o que pode ou não ajudar com o problema

Outras causas da queda de cabelo

  • Falta de nutrientes: o ferro é um dos minerais necessários para uma boa saúde dos cabelos. Portanto, a falta do nutriente acentua a perda dos fios. O mesmo vale para vitaminas do complexo B. Por isso, é fundamental seguir uma alimentação equilibrada. Se for o caso, o profissional pode sugerir suplementações;
  • Químicas para cabelo: diversas intervenções estéticas podem causar danos. As progressivas à base de formol são um bom exemplo. “Pois, o fio alisado fica desidratado e bem quebradiço”, destaca Lamunier. Por outro lado, o tioglicolato de amônia, substância muito usada para fazer relaxamento nos cabelos, desestrutura as células do córtex dos fios, conhecido como o “coração” do cabelo. “Ou seja, ele determina o formato dos fios, além da sua cor, força e elasticidade”, diz o dermatologista.
  • Covid-19: de acordo com os especialistas, também tem sido comum pessoas se queixando de queda capilar após contraírem o coronavírus. Mas, mesmo com poucos estudos relacionados ao tema, os dermatologistas indicam que os fios podem cair depois da doença.

Fontes: Fabiane Andrade Mulinari Brenner, médica dermatologista e coordenadora do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); Caio Lamunier, médico dermatologista da SBD e do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva