Cabelo fino: Especialista dá dicas de como tratá-lo

Beleza Bem-estar
27 de Janeiro, 2023
Cabelo fino: Especialista dá dicas de como tratá-lo

É absolutamente normal se sentir incomodado, seja homem ou mulher, com o cabelo fino e se tornando ralo ao longo da vida. E mesmo que seja muito comum em inúmeras pessoas, suas causas podem ser sérias e indicar fatores genéticos e doenças, ou mais simples, como o uso de muita química nos fios. A seguir, confira dicas de como cuidar do cabelo com a cabeleireira Janny Mota.

Veja também: Queda de cabelo na menopausa: causas, como prevenir e tratar

Afinal, o que faz o cabelo ficar fino?

Em primeiro lugar, a genética pode ser o principal fator para que os cabelos afinem, por isso, eles apresentam um aspecto frágil, delicado e demanda cuidados especiais. No entanto, outros fatores também podem contribuir para a aparência afinada dos fios, são eles:

  • Químicas agressivas;
  • Alterações hormonais;
  • Excesso de ferramentas de calor, como chapinha e secador;
  • Alopecia;
  • Menopausa;
  • Alterações nutricionais.

Assim, o cabelo fino indica que o folículo piloso, um dos componentes da estrutura capilar, está estupido ou enfraquecido. Esse afinamento se torna visível quando há diminuição de volume ao prender, pentear, ou também pela facilidade de se enxergar o couro cabeludo. Por sorte, existem algumas alternativas para tratar o afinamento de cabelos, confira a seguir.

5 possíveis causas para o afinamento dos fios e como tratá-las

Caspas

A caspa é uma inflamação no couro cabeludo que causa descamação. Assim, para se livrar das casquinhas brancas, evite passar condicionador no couro cabeludo e lavá-lo com água muito quente. Portanto, invista em shampoos anti-caspa que contribuam com uma limpeza profunda do couro cabeludo.

Excesso de oleosidade

Geralmente, o excesso de oleosidade é causado pela falta de higiene ou uso incorreto de produtos. Nesse caso, vale a mesma dica para evitar caspas, não usar condicionador e máscara no couro cabeludo e optar por shampoos adequados para o tipo de cabelo. Assim, vale também aumentar a frequência de lavagens.

Excesso de química

Além de afinar os fios, o excesso de química também pode causar queda de cabelo. Portanto, ao fazer qualquer procedimento que envolva química, lembre-se de adicionar um tratamento capilar como um cronograma de hidratação, nutrição e restauração.

Fontes de calor

As fontes de calor – chapinha, secador, babyliss e escova rotativa – sempre deixam os fios mais fracos. Por isso, reserve um tempo para hidratar o cabelo e sempre utilizar protetor térmico após a lavagem. Além disso, a redução dessas fontes de calor também podem ajudar a retomar a vitalidade dos fios.

Má alimentação

A alimentação influencia na resistência e beleza dos fios. Por isso, é essencial ter uma alimentação balanceada, saudável e rica em vegetais. Em especial, para atribuir mais nutrientes para os fios, invista em alimentos como cenouras, espinafre, aveia, salmão e laranja.

Acompanhamento dermatológico

O afinamento dos cabelos é um sinal de que algo no organismo e na saúde não vai bem Por isso, as causas podem ser relacionadas a doenças, problemas na alimentação etc. Por isso, é ideal realizar o acompanhamento com um dermatologista para investigar a fundo quais são as causas e tratamentos adequados.

Lembrando que é normal que os fios afinem ao longo da vida, por isso não é um fator preocupante em idosos, por exemplo.

Fonte: Janny Mota, cabeleireira e especialista em extensão capilar.

Proteja seus lábios no frio

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue

ovo ajuda no ganho de massa
Alimentação Bem-estar

Aumentar o consumo de ovos ajuda no ganho de massa muscular?

Um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, mas recomendação pode mudar dependendo individuais

Cinco habitos
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Cinco hábitos indispensáveis para a saúde

Para iniciar uma mudança de comportamento, confira cinco atitudes simples para incorporar no dia a dia que trazem benefícios no futuro