6 sinais de que seu cabelo está caindo mais do que o normal
- 1. Acha que o cabelo está caindo? Faça o teste do rabo de cavalo
- 2. A demora para “perder o corte” também é um sinal de queda de cabelo
- 3. Preste atenção em roupas, toalhas de banho, mesas e cadeiras
- 4. Cabelo caindo? Vá além dos exames de rotina
- 5. Cabelo caindo também pode ser causado por estresse
- 6. Se você sente dor no couro cabeludo, pode estar perdendo fios sem saber
A queda de cabelo nem sempre dá as caras com chumaços de fios perdidos durante o banho — ou encontrados no travesseiro —, sabia? Isso porque o problema pode ser silencioso, acontecer durante anos e só ser identificado quando as falhas ficam evidentes (ou quando a pessoa perde mais de 40% do volume). Mas, nesses casos, como perceber se o cabelo está caindo mais do que o normal?
O médico e tricologista Ademir Leite Junior elenca, então, seis sinais importantes:
Acha que o cabelo está caindo? Faça o teste do rabo de cavalo
Esse penteado simples, usado no dia a dia, é muito útil para sentir o volume dos cabelos ao pentear e ao prender. “Existem quedas que são sorrateiras, e a pessoa vai perdendo um pouco de cabelo por dia. Desse modo, como o problema pode levar anos para ser percebido, comparar com frequência a largura do penteado colabora muito”, diz o profissional.
A demora para “perder o corte” também é um sinal de queda de cabelo
Se você tem a rotina de ir ao cabeleireiro todos os meses para atualizar as madeixas e percebeu que essa necessidade está cada vez menor (porque o corte está durando mais), é melhor se atentar.
Leia também: Cuidados com os cabelos durante e depois dos treinos
Preste atenção em roupas, toalhas de banho, mesas e cadeiras
Nem sempre os fios que caem aparecem em lugares e situações óbvios, como na escova ou no ralinho do banho. A perda constante dos fios também pode dar sinais em diversos locais. Por isso, cheque sempre os lugares onde você costuma passar mais tempo (como a mesa do escritório).
Cabelo caindo? Vá além dos exames de rotina
Se você já notou a queda de cabelo, mas nenhuma alteração foi detectada em exames de rotina (como o de sangue), é hora de aprofundar essa investigação. “A tricologia tem recursos para detectar os problemas que levam à perda de cabelo”, explica o especialista.
Na consulta, o médico provavelmente indicará exames como o tricograma, o trichoscan ou a biópsia do couro cabeludo.
Leia também: Disbiose capilar: O que é e como atrapalha a saúde do cabelo
Cabelo caindo também pode ser causado por estresse
E não precisa nem ser um trauma muito grande, viu: pequenos detalhes no dia a dia, quando somados, podem produzir consequências físicas — e a queda de cabelo é uma das mais comuns.
Se você sente dor no couro cabeludo, pode estar perdendo fios sem saber
A chamada tricodinia ocorre quando o paciente manifesta desconforto, dor ou aumento da sensibilidade no couro cabeludo. “Ela está associada a muitos casos de queda de cabelo, embora não seja uma regra”. A sensibilidade e a dor no couro cabeludo podem ser causadas por problemas importantes e que exigem tratamento rápido — uso de produtos químicos e doenças infecciosas causadas por fungos ou bactérias, por exemplo.
Leia também: 10 melhores óleos essenciais para o cabelo
Fonte: Ademir Leite Junior, médico e tricologista que há mais de vinte anos atua na área.