Burpee: como fazer o exercício e benefícios
O burpee é um exercício muito utilizado na modalidade do Crossfit para melhorar o condicionamento físico e a resistência cardiorrespiratória. Ele é feito com o próprio peso corporal (sem exigir equipamentos ou acessórios) e fortalece regiões como abdômen, braços e pernas enquanto mantém a frequência cardíaca elevada.
No entanto, se você fizer este exercício incorretamente, também pode causar lesões graves — principalmente nos pulsos e ombros. Isso porque esses locais são aqueles que sustentarão a maior parte do peso corporal quando você pular para cima e para baixo.
Benefícios
O burpee pode proporcionar diversos benefícios, especialmente se aliado a um estilo de vida saudável (como alimentação equilibrada, sono adequado e bom consumo de água). Entre os exemplos, podemos citar aumento da força muscular, melhor resistência cardiorrespiratória e mais coordenação motora. Além disso, esse exercício trabalha a musculatura de todo o corpo, por exemplo:
- Peitoral;
- Quadríceps;
- Lombar;
- Glúteos;
- Panturrilha;
- Abdômen;
- Flexores do quadril.
Leia também: Levantamento terra: Benefícios e como realizar o deadlift
Como fazer o burpee? Passo a passo
Para realizar o burpee, é necessário ter segurança e estar dentro do limite do seu condicionamento físico. Assim, faça o exercício no seu tempo, com o número de repetições dentro do possível. O recomendado é ter a supervisão de um profissional de educação física.
- Fique em pé com os pés afastados na largura dos ombros, o peso nos calcanhares e os braços ao lado do corpo;
- Empurre os quadris para trás, dobre os joelhos e abaixe o corpo em um agachamento. Coloque as mãos no chão, em frente aos pés;
- Em seguida, pule os pés de volta para pousar suavemente nas pontas dos pés em uma posição de prancha;
- Realize uma flexão de braço até encostar o peito no chão. Em seguida, flexione o quadril na posição do agachamento;
- Execute um salto. Levante os braços acima da cabeça e salte no ar. Abaixe de volta em um agachamento para a próxima repetição.
Desse modo, os números de séries e repetições podem variar de acordo com o nível do praticante.
Leia também: Crossfit: Como funciona, benefícios e tipos de treinos