O burpee é um exercício muito utilizado na modalidade do Crossfit para melhorar o condicionamento físico e a resistência cardiorrespiratória. Ele é feito com o próprio peso corporal (sem exigir equipamentos ou acessórios) e fortalece regiões como abdômen, braços e pernas enquanto mantém a frequência cardíaca elevada.
No entanto, se você fizer este exercício incorretamente, também pode causar lesões graves — principalmente nos pulsos e ombros. Isso porque esses locais são aqueles que sustentarão a maior parte do peso corporal quando você pular para cima e para baixo.
O burpee pode proporcionar diversos benefícios, especialmente se aliado a um estilo de vida saudável (como alimentação equilibrada, sono adequado e bom consumo de água). Entre os exemplos, podemos citar aumento da força muscular, melhor resistência cardiorrespiratória e mais coordenação motora. Além disso, esse exercício trabalha a musculatura de todo o corpo, por exemplo:
Leia também: Levantamento terra: Benefícios e como realizar o deadlift

Para realizar o burpee, é necessário ter segurança e estar dentro do limite do seu condicionamento físico. Assim, faça o exercício no seu tempo, com o número de repetições dentro do possível. O recomendado é ter a supervisão de um profissional de educação física.

Desse modo, os números de séries e repetições podem variar de acordo com o nível do praticante.
Leia também: Crossfit: Como funciona, benefícios e tipos de treinos
