Bumbum na nuca: benefícios que vão além da estética

Bem-estar Movimento
23 de Setembro, 2022
Bumbum na nuca: benefícios que vão além da estética

Sem dúvidas, conquistar o “bumbum na nuca” é o desejo de muitas mulheres. Assim, uma das opções é fazer diversos exercícios para deixar a musculatura do glúteo cada vez mais forte e malhada. Mas, além da estética, malhar os glúteos traz vários benefícios para a saúde. De acordo com o fisioterapeuta Bernardo Sampaio, entre eles, podemos destacar a associação desta musculatura como alternativa para o tratamento de patologias de quadril e joelho.

Para entender melhor, o glúteo é dividido em 3 músculos, sendo eles: glúteo máximo, médio e mínimo, responsáveis pelo movimento de extensão da coxa, abdução (abertura) e rotação lateral da coxa.

“O grande problema é que muitas pessoas ainda são negligentes com relação aos exercícios. Mas assim como outros músculos, o glúteo deve ser trabalhado buscando sempre o equilíbrio do corpo, no caso dos membros inferiores”, ressalta Bernardo.

Leia também: Spinning: Emagrece e define pernas e bumbum

Bumbum na nuca: benefícios de fortalecer os glúteos 

Bumbum na nuca: reduz dores e auxilia no tratamento de patologias

O treino da musculatura dos glúteos faz parte do tratamento de algumas patologias como dores nos joelhos, tendinopatias e bursite no quadril. Movimentos de subir e descer escadas, levantar e sentar na cadeira, por exemplo, também podem ser favorecidos com este músculo em bom funcionamento. 

Melhora a performance da corrida

Se você gosta de correr, saiba que trabalhar essa musculatura pode ajudar, inclusive, na performance de esportes como a corrida. Pois o glúteo tem uma grande importância no mecanismo propulsor da marcha e da corrida.

Aumenta a força dos membros inferiores

A musculatura do bumbum tem uma função estabilizadora da pelve e do quadril, o que ajuda na transmissão de força e no controle para os membros inferiores. Alguns estudos, inclusive, apontam que os treinos para glúteos ajudam na prevenção de lesões no joelho e no quadril.

Fonte: Bernardo Sampaio, fisioterapeuta.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina