Bumbum na nuca: benefícios que vão além da estética
Sem dúvidas, conquistar o “bumbum na nuca” é o desejo de muitas mulheres. Assim, uma das opções é fazer diversos exercícios para deixar a musculatura do glúteo cada vez mais forte e malhada. Mas, além da estética, malhar os glúteos traz vários benefícios para a saúde. De acordo com o fisioterapeuta Bernardo Sampaio, entre eles, podemos destacar a associação desta musculatura como alternativa para o tratamento de patologias de quadril e joelho.
Para entender melhor, o glúteo é dividido em 3 músculos, sendo eles: glúteo máximo, médio e mínimo, responsáveis pelo movimento de extensão da coxa, abdução (abertura) e rotação lateral da coxa.
“O grande problema é que muitas pessoas ainda são negligentes com relação aos exercícios. Mas assim como outros músculos, o glúteo deve ser trabalhado buscando sempre o equilíbrio do corpo, no caso dos membros inferiores”, ressalta Bernardo.
Leia também: Spinning: Emagrece e define pernas e bumbum
Bumbum na nuca: benefícios de fortalecer os glúteos
Bumbum na nuca: reduz dores e auxilia no tratamento de patologias
O treino da musculatura dos glúteos faz parte do tratamento de algumas patologias como dores nos joelhos, tendinopatias e bursite no quadril. Movimentos de subir e descer escadas, levantar e sentar na cadeira, por exemplo, também podem ser favorecidos com este músculo em bom funcionamento.
Melhora a performance da corrida
Se você gosta de correr, saiba que trabalhar essa musculatura pode ajudar, inclusive, na performance de esportes como a corrida. Pois o glúteo tem uma grande importância no mecanismo propulsor da marcha e da corrida.
Aumenta a força dos membros inferiores
A musculatura do bumbum tem uma função estabilizadora da pelve e do quadril, o que ajuda na transmissão de força e no controle para os membros inferiores. Alguns estudos, inclusive, apontam que os treinos para glúteos ajudam na prevenção de lesões no joelho e no quadril.