Broto de girassol: Benefícios e como incluir na alimentação

Alimentação Bem-estar
22 de Setembro, 2020
Broto de girassol: Benefícios e como incluir na alimentação

Pouco conhecido, o broto de girassol é muito nutritivo e pode facilmente ser germinado em casa. Incluí-lo na alimentação pode beneficiar a saúde de algumas maneiras, como fortalecer a imunidade, prevenindo doenças cardiovasculares, facilitando a digestão.

Além disso, suas propriedades também incluem vitaminas e antioxidantes que combatem a degeneração celular .

Benefícios do broto de girassol

Fortalece a imunidade

O broto de girassol é uma das mais ricas fontes de fitonutrientes e de antioxidantes. Esses nutrientes são excelentes para a imunidade. Além disso, previne o envelhecimento precoce, pois combate a ação dos radicais livres, que provocam o estresse oxidativo.

Controla a pressão arterial

Sua ação antioxidante beneficia a saúde cardiovascular, controlando a pressão arterial. Além disso, a presença de vitamina E ajuda na digestão de gordura, assim evitando seu acúmulo no corpo e no coração.

Broto de girassol ajuda na perda de peso

É boa fonte de fibras, carboidratos complexos mais lentamente absorvidos e digeridos pelo organismo, portanto, provocando maior gasto calórico. As fibras também facilitam o processo digestivo e o trânsito intestinal, o que previne a sensação de inchaço. Ainda, é pouco calórico e possui baixo índice glicêmico.

Alivia o estresse e a ansiedade

Os pequenos brotos são também ricos em vitamina B, importante para o sistema nervoso e para a saúde mental. Assim, alimentos ricos nessa vitamina ajudam no combate de insônia, ansiedade, estresse e depressão.

Ajuda no equilíbrio hormonal

Por fim, o zinco é um mineral importante para a saúde do organismo, especialmente no que diz respeito ao controle dos hormônios. Portanto, o alimento pode beneficiar principalmente quem sofre de desregulações e distúrbios hormonais, além de aliviar sintomas da menopausa e da TPM.

Como incluir o broto de girassol na alimentação

  • Saladas
  • Sopas
  • Caldos
  • Receitas veganas e vegetarianas

Leia também: Broto de brócolis: O que é e benefícios

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!