Beta-hidroxiácido (BHA): o que é e como age na pele

Beleza Bem-estar
29 de Junho, 2022
Beta-hidroxiácido (BHA): o que é e como age na pele

Provavelmente você já viu  – ou até mesmo usa – ácidos na rotina de skincare. Os ácidos são ativos importantes no cuidado da pele e oferecem uma série de benefícios quando administrados corretamente. Como renovação e tratamento de manchas, rugas, oleosidade, além de uma aparência luminosa. Dessa maneira, os esfoliantes químicos mais conhecidos são os alfa-hidroxiácidos (AHAs), que são derivados de cereais, plantas e frutas. Mas o beta-hidroxiácido (BHA) vem ganhando cada vez mais adeptos por atuar profundamente nos poros.

Enquanto os AHAs são solúveis em água, os BHAs são solúveis em gordura e possuem o ácido salicílico como único representante do grupo. Assim, com propriedades esfoliantes e seborreguladores, esse tipo de ácido é indicado para pele acneica ou oleosa. 

O ativo penetra nas camadas superficiais e no interior dos poros, promovendo a renovação celular, removendo o excesso de sebo e os resíduos mais difíceis. Além disso, a esfoliação também evita a contaminação de bactérias e age como um anti-inflamatório.

Como age na pele

Com o passar dos anos, a estrutura da pele fica compactada e o organismo não consegue fazer a renovação celular com a mesma frequência. Portanto, o  beta-hidroxiácido surge como um salvador na rotina de cuidados. 

Ele penetra na camada superficial e dissolve a estrutura que gruda uma célula na outra, o desmossomo. Ou seja, além de ser um esfoliante potente, aumenta a produção de colágeno e devolve o viço natural ao rosto. 

O BHA pode ser utilizado sozinho ou combinado com AHAs, mas apenas um médico dermatologista pode indicar o melhor tratamento.

Leia também: Ácido hialurônico: O que é e alimentos que estimulam a produção

Como utilizar o beta-hidroxiácido (BHA)?

Assim como qualquer outro tipo de ácido, é importante fazer um teste do toque, aplicar um pouquinho do produto próximo da dobra do cotovelo e observar por 24 horas. Em caso de irritação, vermelhidão ou coceira, suspenda o uso.

Além disso, o ideal é começar utilizando o BHA em dias alternados para a pele se adaptar ao produto.

Geralmente, o ácido é utilizado após o processo de hidratação da etapa de skincare. Mas, é fundamental consultar um dermatologista para ter as instruções adequadas.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela

Farinha de chia
Alimentação Bem-estar

Farinha de chia: benefícios e opções de receitas

A farinha de chia é obtida a partir da moagem das sementes de chia, trazendo praticamente os mesmos benefícios dessas sementes

mulher fazendo o exercício stiff na academia
Bem-estar Movimento

Stiff fortalece pernas e glúteos: conheça os benefícios, dicas e como fazer

O stiff é uma ótima opção de exercício para quem quer trabalhar glúteos e posteriores de coxa