Colorir: Conheça os benefícios da prática para as crianças

Bem-estar Equilíbrio
26 de Julho, 2021
Colorir: Conheça os benefícios da prática para as crianças

Uma das atividades mais comuns entre as crianças é colorir. O hábito costuma ser incentivado desde a infância, principalmente na escola. Mas o que muitos não sabem é que esse ato, que parece simples, pode trazer diversos benefícios. 

Isso porque colorir trabalha a criatividade dos pequenos. Assim, como qualquer tipo de prática artística, favorece oa imagem que a criança tem de si e dos outros. 

Portanto, veja abaixo os principais benefícios do hobby:

Colorir trabalha a coordenação motora

O ato de colorir ou desenhar é uma ótima forma de trabalhar as habilidades motoras. Para segurar o lápis, é necessário encaixá-lo na mão, deixá-lo firme e fazer o movimento correto para pintar. Esse simples conjunto de atividades trabalha o punho e os dedos, ajudando na manipulação de pequenos objetos.

Leia também: Mandala: O que é, quais os benefícios e como fazer

Melhora o desenvolvimento cognitivo

Para pintar, a criança utiliza uma enorme quantidade de conexões cerebrais, além de conhecimento. Dessa maneira, isso facilita a capacidade de aprendizagem.

Estimula a criatividade

O ato de colorir também aumenta a autoestima. Especialmente entre as crianças, pois elas enxergam os trabalhos artísticos como objetivos alcançados e se sentem orgulhosas. 

Leia também: Fidget Toy: O brinquedo do momento que alivia o estresse

Colorir traz bem-estar

Desenhar ou pintar é uma ótima forma de relaxamento. Dessa forma, a prática auxilia as crianças a lidarem com seus sentimentos e emoções.

Além disso, a sensação de terminar a coloração também contribui para o alívio do estresse. Pois o hábito ativa a dopamina, neurotransmissor associado ao bem-estar e ao sistema de recompensa cerebral, o que promove a criatividade.

É uma ótima forma de distração na pandemia

As consequências negativas do isolamento social para a saúde mental da população vêm sendo estudadas cada vez mais. Indo nesse sentido, uma pesquisa apontou que os casos de ansiedade e depressão aumentaram entre crianças e jovens na pandemia. 

A pesquisa, feita pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), foi divulgada recentemente na Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19, da Câmara dos Deputados. 

Por isso, é muito importante que os pais sejam sempre presentes na rotina dos pequenos e que prestem atenção em qualquer mudança de comportamento. Colorir, então, é uma opção de atividade para adultos e crianças praticarem juntos, reforçando os laços familiares e criando novas maneiras de passar o tempo em casa.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!