Choro: Benefícios de não segurar as lágrimas

3 de março, 2020

Ao ver alguém chorando, a maioria das pessoas acreditam que ela esteja triste, sofrendo, ou passando por dificuldades. No entanto, o choro também pode nos ajudar a expressar felicidade ou alegria, como por exemplo no nascimento de um filho.

Assim, o choro nos permite demonstrar como estamos nos sentindo naquele momento. O fato de chorar não significa que a pessoa está fraca, pelo contrário, os benefícios do choro são muitos. 

Tipos de lágrimas

Muitas vezes, a razão pela qual nós choramos é involuntária, dependendo do tipo de lágrima que você está derramando. Existem três tipos de lágrimas, cada uma com seu próprio objetivo:

Leia também: Saúde emocional: O que é e como cuidar da sua

  • Lágrimas basais: este tipo é um líquido rico em proteínas que os ductos oculares secretam para lubrificar o globo ocular. Essas não são as lágrimas emotivas que escorrem pelo rosto, mas um escudo protetor involuntário para os olhos contra sujeira e outros irritantes.
  • Lágrimas de reflexo: você derramar lágrimas de reflexo acontece quando seus olhos estão lutando ativamente contra substâncias irritantes como fumaça, cebola crua, alérgenos ou qualquer outro tipo de irritação ambiental. Dessa forma, lavam as bactérias e materiais nocivos.
  • Lágrimas emocionais: são lágrimas provocadas por qualquer estímulo emocional – bom ou ruim. 

Benefícios do choro

Chorar ajuda a reconhecer e enfrentar suas emoções

Chorar é sentir, ou seja, isso pode nos ajudar a aprender e refletir sobre nossa composição emocional. Quando choramos, liberamos sentimentos reprimidos, como medo, ansiedade, estresse, frustração e raiva. Dessa forma, o choro é uma das maneiras pelas quais a mente se limpa de sentimentos e energia armazenados. 

Leia também: Sinais de que você está esgotado emocionalmente

Pode proporcionar calma 

Um ataque de choro pode ser resultado de ansiedade, pânico ou outros estados de angústia. Nesse caso, o ideal é que quando você estiver fisicamente em um lugar seguro e reconfortante, gritar pode ser benéfico. Isso porque após passar por um momento estressante, o choro pode permitir que o corpo e mente liberem a energia armazenada e, logo após, retorne a um estado de calma. 

Pode melhorar seu humor

Muitas vezes tudo o que precisamos é de cinco minutos no banheiro, chorar e colocar tudo para fora, não é mesmo? Conforme você teve uma sessão de choro intenso, você simplesmente se sente muito melhor, capaz de enfrentar o resto do dia. 

O choro pode ser exatamente o que você precisa para passar por determinados momentos. Por isso, você não deve ter vergonha de chorar no trabalho, colégio, ou qualquer lugar público. 

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.