O que acontece quando não bebemos água suficiente

Alimentação Bem-estar
31 de Janeiro, 2020
Leticia Ramirez Naper de Souza
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 63183
O que acontece quando não bebemos água suficiente

É importante manter-se hidratado. Mas, o que acontece quando não bebemos água suficiente? Nosso corpo é composto por, aproximadamente, 60% de água. Portanto, sua importância é vital.

O que acontece quando não bebemos água suficiente

Ganho de peso

A desidratação pode levar a uma retenção temporária de água, resultando em inchaço e aumento temporário de peso. No entanto, esse aumento na balança não representa ganho real de gordura. Mas beber água regularmente é essencial para o equilíbrio hídrico e o bom funcionamento do corpo.

Fadiga

A desidratação pode levar à fadiga, pois a água desempenha um papel fundamental em muitos processos metabólicos e na produção de energia.

Falta de concentração

A desidratação pode afetar a função cognitiva, incluindo a concentração. Manter-se hidratado é crucial para um desempenho cognitivo adequado.

Mau humor

O mau humor pode, por vezes, pode ser causado como consequência de não bebermos água o bastante. Segundo testes feitos por cientistas da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, a falta de água pode explicar não apenas a sensação de fadiga e desatenção, mas também o mau humor e dores de cabeça.

Fome

Às vezes, a sensação de fome pode ser confundida com sede. Beber água antes das refeições pode ajudar a evitar a confusão entre fome e sede.

Metabolismo

A desidratação pode afetar o bom funcionamento de nosso metabolismo, então a hidratação adequada é crucial para otimizar a função metabólica.

Ficou claro que a água desempenha um papel vital em muitos processos do corpo, e a desidratação pode ter vários efeitos negativos. É fundamental manter uma ingestão adequada de líquidos ao longo do dia para promover a saúde e o bom funcionamento do organismo. No entanto, é importante observar que os efeitos da desidratação podem variar de pessoa para pessoa, e a quantidade de água necessária pode depender de vários fatores, como idade, peso, nível de atividade e condições de saúde específicas.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

chá verde
Alimentação Bem-estar

Chá verde emagrece? Conheça os benefícios e como fazer

O chá verde é uma bebida produzida a partir da folha da Camellia sinensis, que é rica em compostos fenólicos, que atuam como antioxidantes

chá para dor de garganta
Alimentação Bem-estar Saúde

7 chás para dor de garganta (e como preparar)

Quando o assunto é garganta inflamada, uma prática comum é a preparação de bebidas quentes.

mulher tomando um comprimido na sala de casa
Bem-estar Sono

Dramin dá sono? Especialista explica riscos da automedicação

Um dos efeitos mais conhecidos do medicamento, especialista esclarece a ideia e fala por que ele não deve ser usado para tratar a insônia