Mulher viraliza ao comer batata frita e óleo; quais os riscos?

Alimentação Bem-estar Saúde
30 de Maio, 2023
Mulher viraliza ao comer batata frita e óleo; quais os riscos?

Se você costuma acompanhar as redes sociais, provavelmente viu o vídeo de uma mulher comendo batata frita com – bastante – óleo, que viralizou recentemente. Na gravação, ela coloca as batatas que já estavam fritas em uma panela cheia de óleo, adiciona sal e come o alimento com colher.


 

A cena chamou bastante atenção nas redes sociais, mas de forma negativa. Por isso, surgiu o questionamento: quais são os riscos dessa prática?

A ingestão exagerada de óleo pode ter vários efeitos negativos na saúde. Contudo, é importante lembrar que nem todos os óleos são prejudiciais em quantidades moderadas e em uma dieta equilibrada. Óleos saudáveis, como o azeite de oliva extra virgem e o óleo de coco não refinado, podem até ter benefícios para a saúde quando consumidos com moderação. O ideal é sempre consultar um profissional de saúde ou nutricionista para obter orientação personalizada sobre sua dieta.

Assim, confira quais são os principais riscos do consumo exagerado de óleo:

Consumo exagerado de óleo pode aumentar o peso

Os óleos são altamente calóricos. Por isso, consumir quantidades de óleo pode levar a um consumo excessivo de calorias, o que pode resultar em ganho de peso e até mesmo em obesidade.

Problemas digestivos

Ao exagerar no consumo de óleo, você pode sobrecarregar o sistema digestivo, levando a sintomas como indigestão, diarreia e náuseas. 

Leia também: Hábitos que parecem saudáveis, mas não são

Doenças cardiovasculares

A ingestão excessiva de óleos ricos em gorduras saturadas ou gorduras trans pode aumentar as chances de desenvolver doenças cardíacas, como  hipertensão arterial, por exemplo.

Além disso, alguns óleos, como os ricos em gorduras saturadas e gorduras trans, podem elevar os níveis de colesterol no sangue. Nesse sentido, o aumento do colesterol LDL (colesterol ruim) e a redução do colesterol HDL (colesterol bom) estão associados a um maior risco de doenças cardiovasculares.

Referência: News 18

Foto: Reprodução/Twitter

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas