Estudo aponta alta eficácia da “bariátrica sem corte” para o emagrecimento
:format(webpp))
Gastroplastia endoscópica diz respeito a um procedimento não cirúrgico com o objetivo de perda de peso. Uma espécie de “bariátrica sem corte”, ele visa reduzir o volume do estômago a partir de suturas internas realizadas por meio de uma endoscopia. E se você está se perguntando se a prática pode ser uma boa ideia, saiba que um estudo brasileiro mostrou que a intervenção tem 87,5% de eficácia para o emagrecimento sustentado.
Para chegar ao resultado, os cientistas acompanharam 189 pacientes submetidos à gastroplastia endoscópica no intervalo de 12 a 48 meses após o procedimento. O intuito era avaliar a sua eficácia, bem como se os resultados seriam verdadeiramente duradouros. A pesquisa foi desenvolvida no doutorado do cirurgião geral e endoscopista Bruno Sander, no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Cirurgia e à Oftalmologia da UFMG.
Assim, percebeu-se que os participantes tiveram uma perda de peso sustentada ao longo dos quatro anos analisados, que foi superior a 20% do peso corporal inicial.
De acordo com Bruno Sander, os demais procedimentos endoscópicos disponíveis no Brasil até então, como o balão intragástrico, tinham a desvantagem de apresentar um ganho de peso elevado após 12 meses. “A gastroplastia endoscópica traz como grande destaque a perda de peso sustentada a longo prazo”, afirma o pesquisador.
Outra vantagem apontada pelo artigo foi que os indivíduos receberam alta hospitalar ainda no mesmo dia do procedimento. Além de retomarem as atividades do dia a dia dentro de uma semana.


Cuidados com a “bariátrica sem corte”
Indica-se a gastroplastia endoscópica para pessoas com obesidade leve a moderada (ou seja, com um IMC maior que 30). Contudo, o especialista ressaltou em seu doutorado que os pacientes precisam ter o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, incluindo médicos e psicólogos. Assim como devem adotar mudanças no estilo de vida para que eles atinjam os objetivos.
Referência: Estudo UFMG: gastroplastia endoscópica se mostra segura e com resultados duradouros.