Dieta Oatzempic: suco de aveia com limão realmente emagrece?

Alimentação Bem-estar
15 de Abril, 2024
Dieta Oatzempic: suco de aveia com limão realmente emagrece?

Depois da febre do Ozempic, medicamento indicado para tratar diabetes, agora uma nova combinação vem ganhando popularidade nas redes sociais devido ao efeito na perda de peso: a aveia com limão. No TikTok, a hashtag #Oatzempic, nomenclatura que unifica a palavra aveia em inglês (oats) e Ozempic, já soma mais de 2 mil publicações. 

De acordo com os influenciadores, a promessa da nova trending é perder cerca de 20 quilos em 2 meses a partir de uma bebida feita com aveia, água e suco de limão. A partir de então, diversos usuários compartilharam seu processo de emagrecimento dia após dia com a inclusão do novo shake.

@all.abouterika @TheChorroKing💩👑 we are all trusting this 😂🫡 #oatzempic #oatzempicchallenge ♬ original sound – E R I K A ✨🌹

Leia também: 7 benefícios da aveia e receitas criativas para incluí-la na dieta

Afinal, a aveia com limão emagrece? 

Embora a aveia seja nutritiva e rica em fibras, é importante calibrar as expectativas quanto ao seu desempenho na alimentação. Nenhum alimento (ou receita), sozinho, é capaz de fazer milagres. O que realmente importa é o que comemos como um todo, e não apenas a ingestão de um “alimento salvador”. 

Sabendo disso, a nutricionista Camila Simões explica que a aveia pode ser uma aliada no processo de emagrecimento. Isso porque, segundo a especialista, a aveia é um alimento funcional e que oferece mais saciedade, considerando um bom aporte de fibras e antioxidantes. 

“Uma banana com uma colher de sopa de aveia em flocos, por exemplo, fornece entre 100 e 110 calorias. Além disso, a aveia ajuda no controle da absorção do carboidrato, estimulando uma maior saciedade e melhorando o funcionamento gastrointestinal”, completa Simões. 

Outros benefícios da aveia estão relacionados a melhora da função imunológica, da microbiota intestinal e, principalmente, do trato intestinal. Isto é, consumir aveia com frequência pode ajudar nos casos de prisão de ventre, contribuindo para um trânsito intestinal mais livre e saudável. 

E o limão? 

A união da aveia com água e suco de limão não é perigosa, porém, as promessas atribuídas à mistura são boas demais para ser verdade. Não existem comprovações de que o limão tenha efeito sobre o peso, porém, a fruta pode deixar o nosso suco gástrico mais ácido, o que melhora a digestão da proteína e reduz processos inflamatórios, a produção de gordura hepática e insulina.

“A água com limão por si só não causa perda de peso real”, diz a nutricionista Alissa Rumsey. “No entanto, se esta bebida está substituindo uma bebida mais calórica, como café com açúcar ou suco de frutas, isso resulta em um déficit calórico”, acrescenta.

Como consumir aveia

A aveia é um cereal nutritivo e versátil que pode fazer parte de diversas receitas. A recomendação diária pode variar de 20 a 30g por dia – o que equivale a 3 colheres de sopa. Confira opções saudáveis para incluir a aveia no seu cardápio:

  • Mingau
  • Com frutas
  • Com iogurte
  • Massa de bolos e pães
  • Sucos, vitaminas e smoothies

Veja também: Overnight oats: como fazer a receita saudável à base de aveia?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!