Coisas que aumentam o peso mesmo sem você ter engordado

Bem-estar Movimento
24 de Outubro, 2019
Coisas que aumentam o peso mesmo sem você ter engordado

A balança pode ser uma ferramenta útil para acompanhar o progresso em uma jornada de emagrecimento, mas certamente não é perfeita. 

Vários fatores aumentam o peso, e os números podem aparecer completamente diferentes no mesmo dia – algo que você talvez já tenha vivenciado.

O peso pode variar alguns quilos diariamente. Isso acontece porque o número na balança depende de muitos fatores, incluindo hidratação, o que você comeu e há quanto tempo não vai ao banheiro. 

Abaixo, confira razões pelas quais a balança parece estar subindo – sem significar necessariamente que você engordou. 

Malhar

Especialmente se você está apenas começando uma rotina de exercícios. Tal prática coloca estresse extra nos músculos, o que causa inflamação a curto prazo. Não entre em pânico. Este é o bom tipo de inflamação que, por sua vez, leva a uma resposta anti-inflamatória, podendo causar retenção de líquidos temporária. 

Leia também: 5 exercícios que ajudam a diminuir o inchaço

Excesso de sódio

Uma dieta rica em sódio pode ter um impacto passageiro na balança. Comer alimentos salgados causa inchaço e, se isso é algo ocasional para você, não se preocupe. No entanto, consumir muito sal com frequência pode causar um aumento de peso real. 

Beber muita água

Tomar água é excelente para a saúde. No entanto, se esse hábito é recente, pode levar alguns ajustes temporais na balança (e na bexiga) até que o corpo possa lidar com um grande influxo de água ao longo do dia. Então, fique firme enquanto o organismo se ajusta.

Você se pesou logo depois de comer

Os alimentos podem levar até oito horas para passar pelo sistema digestivo, o que pode fazer com que você retenha um pouco de peso extra até o processo terminar. Além disso, sódio e açúcar podem causar retenção de água, além de inchaço. Portanto, dê um tempo e volte a se pesar no dia seguinte. 

Faça sua avaliação de peso, descubra seu peso ideal e aprenda a emagrecer com a Low Carb. Clique para saber mais

Ganho de músculos

O exercício regular é um método eficaz para perda de peso, mas isso não significa exatamente que a balança demonstrará esse emagrecimento. Dependendo do tipo de atividade praticada, é possível emagrecer e ganhar músculos aos mesmo tempo. Claro que um quilo de músculo é equivalente a um quilo de gordura, mas a massa muscular ocupa menos espaço que o tecido adiposo. Isso pode ser a causa de uma cintura mais fina, mas o mesmo (ou maior) número na balança.

Problemas de digestão

A regra geral é subir na balança de manhã, em jejum, depois de ter ido ao banheiro. Ficar constipado, por exemplo, significa que há resíduos no trato digestivo, o que pode gerar um excesso de peso até que o problema passe. Coma mais fibras, mantenha-se hidratado e faça longas caminhadas antes de voltar à balança.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

TDAH na adolescência
Bem-estar Equilíbrio

TDAH na adolescência: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, 2 milhões de pessoas tem TDAH no país; veja como identificá-lo na adolescência

bipolaridade ou borderline
Bem-estar Equilíbrio

Bipolaridade ou borderline? Veja as diferenças entre os transtornos

Quem sofre com bipolaridade ou borderline nem sempre tem o diagnóstico facilmente.

borderline
Bem-estar Equilíbrio

Borderline: O que é, quais são os sintomas e tratamentos

O Transtorno de Personalidade Borderline, trat-se de uma doença mental que envolve as áreas da psiquiatria e psicologia