A influência da atividade física na fertilidade

Bem-estar Gravidez e maternidade Movimento Saúde
25 de Maio, 2021
A influência da atividade física na fertilidade

Não é de hoje que os benefícios dos exercícios físicos vêm sendo comprovados. E agora, um estudo feito pelo Boston University School of Public Health (EUA) parece ter descoberto as vantagens da atividade física para a fertilidade. Isso porque de acordo com a pesquisa, fazer uma caminhada leve durante a semana pode melhorar a fertilidade de mulheres que estão tentando engravidar. 

A análise foi realizada com cerca de 3.000 pessoas que estavam tentando engravidar. Mas não faziam nenhum tratamento para aumentar a fertilidade. Para medir o nível de atividade física de cada uma, os pesquisadores utilizaram um questionário. 

Os exercícios como corrida, ginástica, natação e ciclismo foram considerados vigorosos. Por outro lado, a caminhada rápida, o ciclismo de lazer,  a jardinagem e o golfe entraram na lista dos exercícios moderados. 

Leia também: Como fazer flexão plantar para fortalecer a panturrilha

Assim, os resultados mostraram que os exercícios moderados foram associados a uma redução no tempo para engravidar.

Atividade física e fertilidade: Cuidado com os exageros

No entanto, realizar exercícios de alta intensidade com mais frequência do que o recomendado para o seu condicionamento físico pode ter o efeito contrário. Isso porque, segundo especialistas, exagerar na rotina de atividades físicas por longos períodos pode levar à queima excessiva dos estoques de gordura do corpo. 

Quando isso ocorre, há alterações metabólicas no organismo. O que, por sua vez, interfere diretamente na secreção dos hormônios responsáveis pelo funcionamento dos ovários.

Portanto, o recomendado é praticar os exercícios de intensidade moderada, quatro vezes por semana e até no máximo duas horas por dia. 

Leia também: Qual o melhor tipo de treino para quem tem doença renal?

Atividade física e fertilidade: Melhores opções

Conheça os melhores exercícios para a fertilidade:

Caminhada

A caminhada é uma das atividades aeróbicas mais simples e acessíveis. Além disso, por ser de baixo impacto, é segura e possui diversos benefícios. Dentre os exemplos, podemos citar o aumento da resistência física, a melhora da capacidade cardiovascular e da respiratória. Sem falar no equilíbrio da circulação sanguínea e da pressão arterial.

Natação

Realizar movimentos na água ajuda a fortalecer todos os músculos do corpo — especialmente os das pernas, dos braços e do abdômen. Além disso, a prática regular contribui para o emagrecimento.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!