Como fazer flexão plantar para fortalecer a panturrilha

21 de maio, 2021

A flexão plantar é um exercício voltado para as panturrilhas. O movimento consiste, basicamente, em levantar o corpo com os pés, utilizando os músculos da região. 

Ele é essencial para trabalhar a musculatura da panturrilha — também chamada de tríceps sural. Por possuir diversas fibras musculares brancas, a principal função da região é flexionar o pé na articulação do tornozelo, bem como a perna na articulação do joelho. Por isso, é muito utilizada em corridas, saltos e outros movimentos que envolvem o impulso das pernas.

Fortalecer os músculos do tornozelo, pernas e pés por meio da flexão plantar é fundamental para proteger as articulações de possíveis lesões. O exercício é recomendado para pessoas de qualquer idade e condicionamento físico.

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Benefícios da flexão plantar

Segundo especialistas, o exercício de flexão plantar ajuda a fortalecer os músculos gastrocnêmio e sóleo, que formam a panturrilha. Além disso, também constrói força nos tendões e ligamentos da região, como o tendão calcâneo e os ligamentos extensores e flexores dos pés. 

Isso se torna útil especialmente para os idosos, que necessitam trabalhar a estabilidade para evitar quedas e lesões.

Como fazer

Assim como qualquer outro exercício, se você for iniciante, opte pelo auxílio de um educador físico.

  1. Inicie colocando o step ao lado de alguma barra de apoio, de modo que você possa segurá-la. Ou então suba em um degrau e segure no corrimão da escada;
  2. Em seguida, fique de pé, em cima do step, mantendo a coluna ereta;
  3. Coloque metade dos pés no step (peito do pé e dedos) e deixe a outra metade para fora;
  4. Assim, suba o tornozelo, ficando na ponta dos pés;
  5. Volte de forma mais rápida, ficando apenas com o peito do pé no step e o calcanhar levemente levantado;
  6. Faça as séries e repetições recomendadas.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo