A influência da atividade física na fertilidade
Não é de hoje que os benefícios dos exercícios físicos vêm sendo comprovados. E agora, um estudo feito pelo Boston University School of Public Health (EUA) parece ter descoberto as vantagens da atividade física para a fertilidade. Isso porque de acordo com a pesquisa, fazer uma caminhada leve durante a semana pode melhorar a fertilidade de mulheres que estão tentando engravidar.
A análise foi realizada com cerca de 3.000 pessoas que estavam tentando engravidar. Mas não faziam nenhum tratamento para aumentar a fertilidade. Para medir o nível de atividade física de cada uma, os pesquisadores utilizaram um questionário.
Os exercícios como corrida, ginástica, natação e ciclismo foram considerados vigorosos. Por outro lado, a caminhada rápida, o ciclismo de lazer, a jardinagem e o golfe entraram na lista dos exercícios moderados.
Leia também: Como fazer flexão plantar para fortalecer a panturrilha
Assim, os resultados mostraram que os exercícios moderados foram associados a uma redução no tempo para engravidar.
Atividade física e fertilidade: Cuidado com os exageros
No entanto, realizar exercícios de alta intensidade com mais frequência do que o recomendado para o seu condicionamento físico pode ter o efeito contrário. Isso porque, segundo especialistas, exagerar na rotina de atividades físicas por longos períodos pode levar à queima excessiva dos estoques de gordura do corpo.
Quando isso ocorre, há alterações metabólicas no organismo. O que, por sua vez, interfere diretamente na secreção dos hormônios responsáveis pelo funcionamento dos ovários.
Portanto, o recomendado é praticar os exercícios de intensidade moderada, quatro vezes por semana e até no máximo duas horas por dia.
Leia também: Qual o melhor tipo de treino para quem tem doença renal?
Atividade física e fertilidade: Melhores opções
Conheça os melhores exercícios para a fertilidade:
Caminhada
A caminhada é uma das atividades aeróbicas mais simples e acessíveis. Além disso, por ser de baixo impacto, é segura e possui diversos benefícios. Dentre os exemplos, podemos citar o aumento da resistência física, a melhora da capacidade cardiovascular e da respiratória. Sem falar no equilíbrio da circulação sanguínea e da pressão arterial.
Natação
Realizar movimentos na água ajuda a fortalecer todos os músculos do corpo — especialmente os das pernas, dos braços e do abdômen. Além disso, a prática regular contribui para o emagrecimento.