Assadura nos mamilos: Ashton Kutcher conta desconforto durante treino
Na última quinta-feira, 11/08, em entrevista ao programa Jimmy Kimmel Live, o ator Ashton Kutcher contou que sentiu seus mamilos sangrando enquanto praticava exercícios físicos. “Minhas pernas estavam bem, mas meus mamilos estavam pegando fogo”, disse. A assadura nos mamilos é comum, principalmente, em quem pratica corridas.
Kutcher está treinando para participar da Maratona de Nova York em novembro. O percurso tem cerca de 42 km de distância. O problema não é grave e, no geral, pode ser resolvido sem grandes dificuldades. O atrito frequente do tecido das camisetas, tops ou sutiãs com o mamilo, que já é uma região sensível, pode causar o desconforto.
Leia também: Picada de abelha: cantor tem alergia ao inseto; saiba como descobrir
“Na verdade essa é uma área bem sensível, e o atrito do suor com a camisa pode provocar lesões do tipo assadura, levando inclusive a pequenos cortes com sangramento”, explica a dermatologista Fabiana Seidl. Assim, a pele fica molhada e grudenta, aumentando a fricção na área. Além dos mamilos, é comum que as axilas, virilha e seios também sejam afetados durante a atividade física.
Como evitar assadura nos mamilos?
A melhor opção é usar um pouco de lubrificante na região antes e também depois de correr. Então, evite o uso de camisetas muito quentes e que acumulam suor durante a atividade física. Usar películas de proteção específicas para esse tipo de atrito é outra sugestão.
“Vaselina ou qualquer pomada antiassadura alivia o atrito evitando as lesões. Para ajudar no atrito pode ser necessário colocar micropore por cima da pomada, o que protege ainda mais, e usar camisas específicas com tecidos que absorvem o suor mais rapidamente (dry fit)”, afirma a dermatologista.
Para tratar a área, é muito importante que você não volte a fazer exercícios ou cause atrito na região enquanto ela não se cure. Portanto, evite a atividade física e opte por roupas mais soltas. Higienize muito bem a região com água e sabonete neutro. Usar soro fisiológico ajuda a manter a área hidratada.
Fonte: Fabiana Seidl, dermatologista (CRM RJ 5287852-9).