Ary Fontoura joga tênis e inspira: “Nunca é tarde para começar”
Aos 90 anos, Ary Fontoura frequentemente nos faz questionar sobre nossas desculpas para ter um estilo de vida saudável. Esbanjando saúde e disposição, o ator revelou nas redes sociais uma das suas atividades favoritas: jogar tênis. Assim, na última sexta (31), Ary Fontoura compartilhou um vídeo em seu perfil do Instagram em que joga tênis e se diverte na quadra. “Nunca é tarde para começar! Seu Ary está pronto”, diz o ator antes de dar a primeira raquetada. Veja os benefícios da prática!
Leia mais: Musculação para idosos: saiba se prática é indicada na terceira idade
Ary Fontoura joga tênis e inspira. Quais os benefícios da prática?
- Melhora o condicionamento físico: durante a prática, movimenta-se todas as partes do corpo. Desse modo, quando praticado regularmente, há um fortalecimento na musculatura, aumento da resistência corporal e facilidade na execução dos movimentos;
- Reduz o estresse: o esporte é capaz de reduzir o estresse, pois produz hormônios como a dopamina, serotonina e a endorfina – substâncias que contribuem para o bem-estar. Além disso, esses hormônios também são responsáveis por aumentar a sensação de motivação e satisfação pessoal. Dessa maneira, combatendo até mesmo os sintomas da depressão;
- Melhora a coordenação motora: Para praticar o tênis é necessário correr com rapidez e eficiência, além de ter força e capacidade de responder a estímulos rápidos, para que os movimentos sejam precisos. Portanto, jogar tênis ajuda a criar mais consciência corporal e aprimora a capacidade de execução de movimentos de todo o corpo.
- Fortalece os músculos;
- Ajuda a emagrecer: Enquanto os movimentos são realizados, é possível queimar entre 600 e 1000 calorias por hora. Contudo, isso varia de acordo com o condicionamento do praticante.
Benefícios da atividade física para os idosos
- Diminuição na perda de massas óssea e muscular;
- Melhora da capacidade cardiopulmonar e neuromuscular;
- Maior equilíbrio e flexibilidade;
- Controle da hipertensão arterial, diabetes e obesidade;
- Ganhos mentais, como mais autoestima e socialização.
Leia mais: Whey protein para idosos: estudo aponta benefícios do consumo