Articulações: saiba como mantê-las saudáveis
Você sabe qual o papel das articulações? Basicamente, elas trabalham o tempo todo para fazer o corpo funcionar. Mas, o sistema articular tende a se desgastar com o tempo. Portanto, mantê-lo saudável é essencial para evitar uma série de problemas na hora de se movimentar, como por exemplo a artrite.
Veja abaixo algumas dicas fáceis para manter suas articulações em boa forma:
Ande mais
Seja uma caminhada descompromissada ou uma corrida mais intensa, o nosso corpo deve se mover para ficar em pleno funcionamento. Assim, o movimento alivia a rigidez articular, reduz a dor, fortalece os músculos e nos ajuda ainda a manter um peso saudável.
Leia também: Benefícios de caminhar 30 minutos todos os dias
Minimize o estresse nas articulações
Evite posições ou movimentos que exerçam muita pressão nas articulações. Abrir uma tampa apertada, por exemplo, pode ser difícil se você tiver artrite, tendinite ou outras dores nas mãos.
Assim, para evitar, coloque a garrafa em um pano, encoste na garrafa com a palma da mão e gire a tampa usando movimento dos ombros.
Leia também: Desafio da hidratação: Dicas espertas de como beber mais água
Mantenha seu peso dentro da meta
Manter o peso dentro da meta é essencial para a saúde como um todo. Evite carregar excesso de peso corporal, porque isso acrescenta estresse às nossas articulações. Segundo estudos, a perda de peso de forma saudável pode reduzir dor, a função e a rigidez do joelho associadas à osteoartrite do joelho.
Faça exercícios de baixo impacto
Que os exercícios físicos possuem diversos benefícios, você provavelmente já sabe. Contudo, praticar atividades de baixo impacto também pode ser uma ótima opção para o sistema articular. Afinal, eles minimizam o estresse causado durante exercícios de alta intensidade.
Priorize a vitamina D e o cálcio
A vitamina D é um dos nutrientes necessários para manter os ossos saudáveis. De acordo com estudos, manter os níveis séricos adequados é relevante para prevenir quadros de osteoporose, especialmente em idosos.
O cálcio também é um mineral essencial, obtido através do consumo de alimentos como leite, espinafre, grão de bico e iogurte. Quando ele se encontra baixo, ocorre a diminuição da densidade óssea e o aumento do risco de fraturas.
No entanto, para que o cálcio tenha maior fixação nos ossos, é necessário que ele esteja associado à vitamina D. Você pode obtê-la através da exposição ao sol, dieta ou suplementação, que deve ser orientada por um médico.
Não fume
Fumar aumenta o risco de osteoporose e fraturas ósseas Além disso também aumenta a probabilidade de lesões envolvendo bursite ou tendinite. Dito isso, opte por parar de fumar para melhorar a saúde óssea e a saúde das articulações.