Como ar-condicionado e ventilador podem desencadear doenças

Saúde
26 de Janeiro, 2023
Como ar-condicionado e ventilador podem desencadear doenças

O verão chegou e, com ele, aumenta a necessidade do uso de ar-condicionado e ventilador, seja no trabalho ou em casa, para ajudar a refrescar o ambiente. Mas, para alguns tais aparelhos apresentam um risco à saúde, principalmente aos mais alérgicos ou para quem sofre de algum problema respiratório, como rinite e sinusite. Então, será que esses eletrônicos prejudicam tanto a saúde que acabam não valendo a pena?

“Ar-condicionado e ventilador podem causar o ressecamento das vias aéreas e, com isso, diminuem as defesas naturais do corpo. Assim, fica mais fácil desenvolver resfriados e doenças respiratórias, como rinite, sinusite e até pneumonia”, alerta a médica Dra. Maura Neves, otorrinolaringologista da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial – ABORL-CCF.

Como ar-condicionado e ventilador podem desencadear doenças respiratórias

Com as vias aéreas ressecadas, as mucosas deixam de filtrar vírus e bactérias que acabam entrando no organismo. Por isso, manter a hidratação em dia é essencial ao longo de todo o ano. Mas, sob o risco de ressecamento das mucosas, é preciso redobrar a atenção com a quantidade de líquidos ingerida.

Além disso, o choque térmico causado pela diferença de temperatura interna e externa também não faz bem. “Ou seja, o ideal é manter o ambiente a uma temperatura de 23°C. Nunca abaixo ou acima disso”, diz Dra. Maura, que destaca que esta é uma indicação da própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e vale para o carro, casa e trabalho.

Para evitar que doenças sérias comprometam o verão, Dra. Maura sugere organização e planejamento. Dessa forma, é possível, semanas antes das grandes ondas de calor chegarem, realizar a higiene adequada tanto nos filtros do ar-condicionado quanto nas hélices e grades do ventilador. “Da mesma maneira, o ventilador, quando sujo, acumula poeira, ácaros, fungos, vírus e bactérias que podem ser nocivos à saúde. Assim, usá-lo sem a correta higienização pode desencadear espirros e até crises mais sérias”, diz.

Prevenção

Além de higienizar corretamente os aparelhos antes do uso e caprichar no consumo de água durante o verão, o uso de soro fisiológico 0,9% para lavar as narinas faz toda a diferença na hora de evitar o ressecamento das mucosas e a contaminação por micro-organismos.

“Assim, o soro pode ser nebulizado diretamente nas narinas, por meio de aplicador próprio da embalagem ou conta-gotas. Além disso,  ainda ser vaporizado no inalador por 15 minutos por dia – pela manhã e antes de dormir”, orienta Dra. Maura.

Leia também: Exercícios mais indicados para quem tem problemas respiratórios

Doenças associadas ao uso de ar-condicionado e ventilador

Algumas enfermidades podem ser desencadeadas pelo mau uso de ar-condicionado e ventilador:

  • Doença do Legendário: causado por bactéria, causa uma pneumonia bem grave.
  • Além disso, asma: é uma doença inflamatória crônica nas vias respiratórias. Causa falta de ar, cansaço, chiado, aperto no peito e grande mal-estar
  • Por fim, rinite: quando alérgica, infecciona a mucosa nasal e causa sintomas parecidos com os da gripe, como espirros, coriza fluída, coceira nas vias aéreas, congestão nasal, irritação nos olhos etc.

Fonte: Dra. Maura Neves, otorrinolaringologista graduada em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP com residência médica em otorrinolaringologia no Hospital das Clinicas Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue

Cinco habitos
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Cinco hábitos indispensáveis para a saúde

Para iniciar uma mudança de comportamento, confira cinco atitudes simples para incorporar no dia a dia que trazem benefícios no futuro

Dengue e Covid
Saúde

Dengue e Covid-19: como diferenciar os sintomas?

Em meio a uma explosão de casos de dengue e o aumento de infecções por covid-19 no Brasil, sintomas geram muitas dúvidas. Veja diferenças