Como aprender a gostar de malhar de vez

Bem-estar Movimento
11 de Novembro, 2019
Fernanda Munhoz Pagotto
Revisado por
Nutricionista e Profissional de Educação Física • CRN 51666 | CREF 145110-G/SP
Como aprender a gostar de malhar de vez

Há quem ame treinar e, faça chuva ou faça sol, os exercícios fazem parte da rotina. Mas, para algumas pessoas, malhar é uma tormenta, e praticar atividades físicas todos os dias é uma façanha inimaginável. Se você é do time que não consegue gostar de malhar, saiba que é possível reverter o quadro. Assim, modificar o dia a dia e encarar a atividade física como um benefício imediato e duradouro são alguns dos segredos para pegar gosto. 

Claro que gostar de malhar não é um amor que floresce da noite para o dia. Contudo, são necessárias pequenas mudanças na rotina e mentalidade para desenvolver um relacionamento positivo com o exercício, em vez de vê-lo como um mal ou castigo. Confira dicas simples que podem ajudar você a gostar de malhar:

Frequente aulas e modalidades diferentes

Existem muitos tipos de aulas e treinos diferentes. Com certeza algum deles vai combinar com você e seu estilo de vida. Da caminhada ao Crossfit, conhecer diversas práticas antes de descobrir qual a preferida vai ajudar quem ainda não se “encontrou” no mundo fitness. Exercitar-se de maneira diferente a cada dia ou semana também impede de o treino cair no marasmo. 

Leia também: Qual tipo de gordura do corpo é mais fácil de perder?

Não pense só nos números

Todo mundo gosta de observar o painel da esteira, o relógio ou aplicativo para saber quantas calorias gastou. Porém, praticar exercícios físicos é muito mais que isso.  A obsessão por queimar calorias não é apenas improdutiva, mas também possivelmente prejudicial. Com o tempo, é fácil se sentir preso aos resultados e, consequentemente, entediado. Experimente outras atividades sem painel, como corrida ou levantar peso, e a sua motivação será os resultados no próprio corpo. 

Malhe pela manhã

Enquanto se arrastar para fazer exercícios após um longo dia de trabalho parece uma obrigação, o suor da manhã é uma conquista. Claro que o melhor horário para realizar uma atividade física é aquele que se encaixa com mais facilidade na sua agenda e rotina. Mas, os benefícios de começar o dia praticando exercícios são indiscutíveis e inúmeros. Chegar na academia logo cedo tira essa atividade do seu caminho no resto do dia. Afinal, você já cumpriu a meta e não terá que pensar mais no assunto. Não importa se chover, aparecer outro compromisso ou se bater aquela preguiça depois do trabalho: o seu dever já estará cumprido, e você não vai precisar escolher entre o exercício e o happy hour ou o jantar com os amigos. 

Leia também: 3 exercícios físicos para perder peso

Invista em roupas de ginástica

Academia não é desfile de moda, mas escolher a roupa fitness com atenção e carinho em vez de pegar a primeira camiseta desbotada e legging velha que aparecer ajuda. Quando você se preocupa com o que vestir para malhar, a atividade física passa de uma tarefa que é simplesmente um meio para uma oportunidade de ter bem-estar, saúde e diversão. Se você se arruma para ir trabalhar ou para um almoço com os amigos, por que não faz o mesmo esforço para se exercitar?

Conecte-se com a “comunidade”

Você sabia que no app da Vitat é possível entrar em diferentes comunidades e compartilhar os seus resultados, evoluções, treinos e até se inspirar nas postagens de outras pessoas? Baixe ágora e aproveite gratuitamente! 

Um estudo recente da Faculdade de Medicina Osteopática da Universidade New England, nos Estados Unidos, analisou que é melhor malhar acompanhado do que sozinho. 

A pesquisa descobriu que pessoas que faziam exercícios em grupo relatavam menos estresse e maior qualidade de vida do que aquelas que se exercitam sem companhia. 

Faça sua avaliação de peso, descubra seu peso ideal e aprenda a emagrecer com a Low Carb. Clique para saber mais

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Dislipidemia
Bem-estar Saúde

Dislipidemia: os principais efeitos do colesterol alto na sua saúde

A dislipidemia é uma condição crônica caracterizada por níveis de gordura alterados no sangue, especialmente o colesterol e triglicerídeos. Essas gorduras — também chamadas de lipídios

Bem-estar Saúde

Hábitos simples que ajudam a monitorar a pressão

A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.  De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra