Nem todo medicamento antigripal é indicado para idosos

Saúde
18 de Setembro, 2023
Nem todo medicamento antigripal é indicado para idosos

Nem todo mundo sabe, mas certos medicamentos antigripais não são indicados para os idosos. Apesar de serem comuns em farmácias e não exigirem receita médica para a compra, alguns podem até trazer riscos à saúde dos mais velhos. Entenda melhor:

Por que alguns antigripais não são indicados para idosos?

A Dra Marcia Pagano, médica geriatra da Saúde no Lar, explica que a resposta do organismo humano a medicamentos pode ser alterada com o avanço da idade. Isso acontece devido a uma série de fatores biológicos e fisiológicos. “O que resulta na necessidade de considerar cuidadosamente quais remédios são apropriados para o público mais velho. Bem como ajustar as doses ou escolher fármacos alternativos quando preciso”, ela diz.

Ela explica que, à medida que envelhecemos, o metabolismo do corpo “desacelera”. Isso afeta diretamente a forma como processamos os medicamentos. Ou seja, a tendência é que o processo de eliminação das substâncias presentes no remédio ocorra de forma mais lenta. Isso significa níveis mais elevados do medicamento no organismo, o que também aumenta os riscos de efeitos colaterais e até intoxicação.

“As funções renal e hepática também podem diminuir com a idade. Esses órgãos [rins e fígado] desempenham um papel crucial na eliminação de substâncias do corpo. Se eles estiverem comprometidos, os remédios podem se acumular no organismo, aumentando as chances de efeitos colaterais”, afirma a médica.

Além disso, como os idosos normalmente utilizam mais remédios de forma contínua, também há a possibilidade da chamada interação medicamentosa: quando um fármaco interfere na eficácia ou na segurança de outro.

Leia também: Calor e baixa umidade: como proteger a saúde com recordes de temperatura

Quais os riscos?

A Dra Marcia Pagano conta que grande parte dos antigripais carrega compostos anti-histamínicos, que podem causar tontura e levar a quedas e acidentes. “Já aqueles anticolinérgicos podem causar boca seca, visão turva e problemas de foco visual”, ela complementa.

Por fim, certos remédios chegam até a afetar o sistema nervoso central, causando sintomas como confusão, falta de concentração e problemas de memória. “Esses efeitos são mais preocupantes em idosos, que estão mais predispostos a alterações cognitivas. Além disso, náuseas, vômitos, constipação e distúrbios gastrointestinais podem ocorrer com certos antigripais.”

O que fazer para evitar os efeitos colaterais dos antigripais em idosos?

O primeiro passo é contar com o acompanhamento médico e a orientação profissional antes de utilizar qualquer medicamento – por mais inofensivo que ele pareça ser. Ou seja, nada de automedicação!

“O profissional de saúde é quem vai avaliar o quadro clínico, considerar as condições já existentes e recomendar o tratamento adequado. Em alguns casos, ele pode preferir estabelecer tratamentos alternativos ou ajustar as doses para minimizar os riscos”, indica a especialista.

Por fim, é muito importante seguir as recomendações do profissional e da bula. Por isso, evite tomar os remédios em horários que não foram prescritos e siga sempre as instruções da embalagem. “Lembrando que cada pessoa deve ser tratada de forma individualizada e pode ter necessidades especiais.”

Fonte: Dra Marcia Pagano, médica geriatra da Saúde no Lar.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher com veias saltadas ou varizes tocando as pernas com as duas mãos
Saúde

Veias saltadas ou varizes? Conheça as diferenças (e como identificar)

Ao contrário das veias saltadas, as varizes podem causar sintomas como dor e cansaço nos membros inferiores.

gêmeos de pais diferentes
Gravidez e maternidade Saúde

Gêmeos de pais diferentes? Entenda a ‘superfecundação’

Caso exibido em nova série da Netflix mostra uma mãe que dá à luz a gêmeos de pais diferentes após se relacionar com dois homens

criança com prisão de ventre deitada no sofá com a mão na barriga, sentido dor
Saúde

Prisão de ventre em crianças: sintomas, causas e tratamento

Desconforto abdominal, fezes ressecadas e barriga inchada são alguns dos principais sintomas