Anorexia emocional: possível medo de estabelecer vínculos
A anorexia emocional é um termo usado para designar pessoas com dificuldade de estabelecer vínculos afetivos e se envolver com outros indivíduos. No entanto, ela não é classificada como um transtorno por especialistas, e não está inserida no CID-10 (Classificação Internacional de Doenças, da OMS) ou no DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais).
Ou seja, por não ter comprovação científica, pode englobar características de diversas condições simultâneas. Além disso, é sempre bom ressaltar: o termo não tem nada a ver com a anorexia nervosa, um transtorno alimentar.
Na anorexia emocional, existe um bloqueio em que o indivíduo não consegue expressar sentimentos, pois tem medo da rejeição. Desse modo, pessoas com essa condição podem até se envolver emocionalmente com alguém, mas o nível de profundidade e intimidade se mantém estagnado e por pouco tempo.
No geral, a compulsão sexual pode ser um sintoma da anorexia emocional. Isso porque o sexo pode ser uma maneira de aliviar a angústia e a ansiedade, além de trazer uma falsa satisfação momentânea.
Leia também: Alexitimia: A incapacidade de identificar emoções e sentimentos
Causas
Como não é um termo comprovado, é difícil apontar suas causas. A anorexia emocional pode ocorrer, por exemplo, quando uma pessoa passa por frustrações e traumas em relacionamentos anteriores, o que a faz desistir de se relacionar com outras.
Além disso, uma pessoa que queira saber mais sobre si e identificar possíveis prejuízos advindos de algumas características, deve procurar psicoterapia com um psicólogo credenciado no CRP a fim de que ele(a) avalie o problema e proponha um tratamento.
Leia também: Dormência emocional: O que é, quais as causas e como tratar
Tratamento
Geralmente, o tratamento da anorexia emocional costuma envolve psicoterapia. Uma das possibilidades de tratamento é participar de grupos de autoajuda, que podem servir como apoio. Mas, é importante ressaltar que os grupos não substituem o tratamento com profissionais da área.
Anorexia emocional X anorexia nervosa: diferenças
Por fim, vale ressaltar que, embora popular, o termo “anorexia emocional” não é reconhecido em nenhum manual diagnóstico, diferente de anorexia nervosa, que é um transtorno com evidências robustas de que existe e tem tratamento.
Além disso, não há validação científica para a anorexia emocional, por isso pode ter características de diversas condições simultaneamente. Para saber mais sobre si e identificar características, é fundamental procurar psicoterapia para avaliar o problema e propor um tratamento.
Leia também: Desapego emocional: O que é e como lidar