Ana Hickmann passa por cirurgia para retirar cisto no útero
Nesta segunda-feira (30), Ana Hickmann compartilhou com os seus seguidores que precisou passar por uma cirurgia para retirar um cisto no útero. De acordo com a apresentadora, os médicos indicaram o procedimento cirúrgico para ela ter uma maior qualidade de vida.
Em seu canal no Youtube, a ex-modelo explicou que estava sofrendo com fortes cólicas menstruais. Assim, após fazer alguns exames, ela descobriu que estava com um cisto no útero. “Apareceram algumas suspeitas, mas a cada exame as cólicas e o sangramento iam aumentando também. Partimos para um último exame, um ultrassom bem específico. Descartamos endometriose, descobrimos um pequeno cisto na parede do útero.”
Segundo a médica responsável, Ana tinha um pólipo uterino, que se não for retirado pode aumentar com o tempo. Além disso, pode até mesmo prejudicar a fertilidade. “Não é nada grave assim, mas já me atrapalhou em muitas coisas. Inclusive, em alguns planos familiares”, disse Ana.
Leia mais: Câncer de colo de útero: O que é, diagnóstico e tratamento
Ana Hickmann: o que é pólipo uterino?
Os pólipos uterinos são crescimentos que ocorrem no revestimento interno (endométrio) do útero. Por esse motivo, às vezes são chamados de pólipos endometriais. Eles são formados pelo crescimento excessivo do tecido endometrial e normalmente estão presos ao endométrio por uma haste fina ou uma base larga e se estendem para dentro do útero. Geralmente não são cancerosos, mas podem causar problemas relacionados à menstruação e à fertilidade.
Os pólipos podem ser redondos ou ovais e variam de tamanho em alguns milímetros (pense em uma semente de gergelim) até alguns centímetros (o tamanho de uma bola de pingue-pongue, por exemplo) ou maiores. Além disso, pode ser que a mulher tenha um ou vários pólipos presentes.
Sintomas
Os sintomas incluem:
- Períodos menstruais irregulares;
- Fluxo excepcionalmente intenso durante a menstruação;
- Sangramento ou manchas entre menstruações;
- Sangramento vaginal após a menopausa;
- Infertilidade.
Tratamento
O tratamento é necessário caso o pólipo uterino interfira na qualidade de vida da mulher. Eles devem ser tratados se causarem sangramento intenso durante os períodos menstruais ou se houver suspeita de serem pré-cancerosos ou cancerosos. Além disso, recomenda-se que, se um pólipo for descoberto após a menopausa, ele deve ser removido.
Os possíveis tratamentos para os pólipos uterinos incluem:
- Medicamentos que ajudam a regular o equilíbrio hormonal podem ser usados como tratamento temporário, pois contribuem para aliviar os sintomas. No entanto, os sintomas geralmente retornam depois que os medicamentos são interrompidos.
- Histeroscopia cirúrgica: o método de tratamento mais comum para a retirada dos pólipos, como foi o caso de Ana Hickmann. Trata-se de uma cirurgia sem cortes.