Amigdalite de repetição: o que é a condição de Bianca Andrade?

Saúde
03 de Abril, 2023
Amigdalite de repetição: o que é a condição de Bianca Andrade?

Bianca Andrade, a eterna “Boca Rosa”, anunciou em suas redes sociais que fará uma pausa no trabalho e nas suas aparições na internet por um mês. O principal motivo é que a empresária realizará uma cirurgia para retirar as amígdalas. Assim, será possível livrar-se da amigdalite de repetição, quadro que a atormenta com frequência e desencadeia crises de nefrite.

Em fevereiro, Bianca foi internada com a complicação causada pela amigdalite. Na época, ela explicou a relação entre as duas doenças.

“Eu tenho uma doença crônica no rim, chamada nefrite. Por enquanto é muito tranquila de lidar. Mas o problema é que quando tenho amigdalite, fecha a garganta. E como eu tenho nefrite, toda vez que minha garganta inflama, vai para o meu rim, aí meu xixi fica vermelho”, disse.

Veja também: Afinal, como incentivar os homens a visitarem o médico?

O que é e o que causa a amigdalite de repetição?

A amigdalite é uma inflamação nas amígdalas, estrutura que funciona como uma barreira de defesa contra os vírus e bactérias que podem entrar no organismo pela boca ou nariz. Contudo, algumas pessoas são mais suscetíveis a infecções recorrentes.

Por exemplo, crianças, pacientes imunodeprimidos, que tenham doenças crônicas e que vivam com hábitos e vícios que afetam essa região do corpo, como o tabagismo e o álcool, têm maiores chances de sofrer com o problema.

Os fatores responsáveis pelo processo inflamatório das amígdalas são:

  • Coronavírus.
  • Influenza e adenovírus.
  • Rinovírus.
  • Vírus sincicial respiratório.

Além disso, a condição ainda pode ter relação com alguns quadros de saúde como a hepatite A, rubéola, HIV, sífilis, gonorreia, clamídia, tuberculose e até refluxo gastroesofágico.

De acordo com o otorrinolaringologista Raul Zanini, os restos de alimentos na boca, causados pela falta de limpeza, também podem ser mais uma causa.

“Além de provocar mau hálito e problemas para a saúde da boca, ele pode favorecer as infecções nas amígdalas, assim como o refluxo, os inalantes químicos e o uso de drogas”, explica.

Sintomas

dor de garganta costuma ser o principal sintoma, bem como o inchaço das amígdalas e a dificuldade para engolir alimentos. Todavia, outros desconfortos também podem se manifestar:

  • Febre e vermelhidão na garganta.
  • Pontos de pus.
  • Aumento dos gânglios do pescoço.
  • Dor de ouvido, de cabeça ou no pescoço.
  • Indisposição.

Quando a amigdalite de repetição pode precisar de cirurgia?

Antes de falar sobre a cirurgia, existem tratamentos que combatem a infecção. Dependendo da origem, o médico pode prescrever antibióticos, se for bacteriana, e medicamentos específicos se estiver associada a outras doenças.

No entanto, se a amigdalite de repetição se manifesta mais de cinco vezes em um ano, ou quatro crises por dois anos seguidos, é o caso de intervenção cirúrgica.

A amigdalectomia é um procedimento simples, que consiste na retirada das amígdalas. Como resultado, o indivíduo apresenta melhora e fica menos vulnerável a infecções na garganta.

Quanto à recuperação, o paciente recebe alta no mesmo dia ou, às vezes, fica em observação por 24 horas. Os cuidados envolvem o uso correto dos medicamentos, consumo de alimentos pastosos e repouso por, em média, uma semana.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher grávida comendo um pote de iogurte com frutas na cozinha
Alimentação Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde

Quantas calorias a gestante deve consumir por dia?

Especialista afirma: mais importante do que a quantidade de calorias, é a qualidade da alimentação durante a gestação

benefícios do limão
Alimentação Bem-estar Saúde

Conheça os 10 benefícios do limão para a saúde (mais receitas)

O limão é aliado da boa imunidade, além de ser eficiente na saúde digestiva. Veja outros benefícios da fruta!

Doença renal
Saúde

Doença renal crônica deve se tornar a quinta causa de morte no mundo

Especialistas alertam que epidemia silenciosa exige prevenção e diagnóstico precoce