Amaranto: Benefícios do grão sem glúten
O amaranto é um grão que não possui glúten e é rico em ótimas propriedades. Fonte de fibras e diversas vitaminas, é típico do continente americano. Não só, é rico em sais minerais, como zinco, e pode ser consumido por celíacos e adeptos da dieta sem glúten.
Entre suas muitas propriedades, vale destacar sua abundância em proteínas: a treonina, a isoleucina, a leucina (essencial para o ganho de massa magra), a lisina, a glicina, a serina e outras.
Portanto, o amaranto é uma excelente fonte vegetal de proteínas, importante adição para as dietas vegana e vegetariana.
Benefícios do amaranto
Ajuda no ganho de massa muscular
Querido por quem frequenta a academia, o grão ajuda no ganho de massa muscular, especialmente devido à abundância de proteínas. Portanto, também auxilia no emagrecimento e na regulação hormonal e metabólica.
Leia também: É possível ganhar massa magra seguindo uma dieta plant-based?
Fortalece os ossos
Além de fortalecer os músculos, também é favorável para a saúde os ossos de maneira geral, devido às proteínas e ao cálcio presentes em sua composição. Além disso, o cálcio do amaranto é considerado “biodisponível”, ou seja, seu porcentual de aproveitamento pelo corpo é maior do que o de outros grãos. Ou seja, é mais facilmente absorvido pelo organismo.
Ajuda no funcionamento do intestino
Fonte de fibras, beneficia o funcionamento do intestino e a saúde da flora intestinal, bem como de todo o corpo. Não só, facilita o emagrecimento, já que as fibras proporcionam uma maior sensação de saciedade, inibindo a fome. Além disso, previne a sensação de inchaço.
Leia mais: Intestino preguiçoso: Aposte em laxantes naturais
Como consumir amaranto
Amaranto pode ser consumido cru ou cozido. Versátil e nutritivo, esse grão saudável pode ser adicionado em diversas receitas, como:
- Saladas;
- Massa de pães, bolos e macarrão;
- Hambúrguer vegano;
- Vitaminas e sucos.