Almofada para lombar: como escolher corretamente?
A dor na lombar é um problema que, independente da idade, gera muitas reclamações para quem sofre com a condição. Na tentativa de minimizar essa dor, vale mudar as posições quando se está sentado ou deitado, deixar o corpo mais elevado na parte do tronco e, o mais indicado, é a escolha correta de uma almofada para lombar.
O que é a almofada para lombar?
Pensando em aliviar e proporcionar mais bem-estar para quem convive com a dor, a almofada para lombar é um item produzido exclusivamente para essa função. Elas ajudam a manter a curvatura interna da coluna lombar, ou seja, deixando-a na posição certa.
Para quem é indicada?
A almofada é ideal para pessoas que ficam sentadas por muito tempo. Então, recepcionistas, costureiras, cadeirantes, pessoas que estão em home office ou qualquer outra função/caso em que a dor na lombar é grande.
Leia também: Dor na lombar: o que é, causas, sintomas e tratamento
Tipos de almofada para lombar
Existem modelos diferentes de almofadas para lombar. Assim, a maioria delas é em formato anatômico, com uma parte mais alta, que é onde a lombar irá ficar apoiada. O meio cilindro também é uma opção.
As almofadas podem ter a camada interna em gel ou em espuma viscoelástica. É possível personalizar a almofada e, por exemplo, acrescentar um elástico para que ela fique firme ao banco ou cadeira.
Por fim, para escolher sua almofada, avalie sua estatura e prove as almofadas de diferentes espessuras e tamanhos. As almofadas variam bastante de valor. Na internet, podem custam entre R$ 29,99 e chegam ao valor de R$ 900,00. Além disso, praticar exercícios físicos também ajuda a melhorar a dor na lombar.
Leia também: Dor nas costas? Principais motivos, como prevenir e exercícios!
Por fim, o importante é escolher uma almofada que garanta o posicionamento certo da lombar e, claro, conforto durante o uso.