Alimentos ricos em proteína que ajudam a emagrecer

27 de setembro, 2019

Quando decidimos emagrecer, geralmente duas medidas são tomadas: seguir uma dieta equilibrada e iniciar uma atividade física.

Após uma breve pesquisa, aprendemos também que a proteína é uma grande aliada na hora de diminuir os ponteiros da balança. E aí começam as dúvidas: quais tipos de alimentos ricos em proteína ajudam a emagrecer?

Antes de mais nada, o que são proteínas?

É o macronutriente responsável por diferentes funções no organismo, fundamental para o crescimento muscular, após o exercício, já que fornece aminoácidos essenciais, e que ajudam no desempenho de diversos papéis como: contração muscular, hormônios, anticorpos (responsável pela defesa do nosso corpo), transporte de oxigênio, entre outros.

Ou seja, se você quer emagrecer, esse macronutriente não pode faltar na sua alimentação.

É importante ressaltar que o consumo das proteínas deve ser fracionado no decorrer do seu dia, então, cada refeição deve conter uma fonte do nutriente inclusa. Assim, você ainda se mantém saciado e potencializa o emagrecimento.

Melhores alimentos ricos em proteína para incluir na dieta

Frango

O queridinho de quem pratica atividade física. E não poderia ser diferente, é ótima fonte de proteínas para os músculos. Prefira consumir de forma grelhada ou cozida.

Carnes e peixes

De forma geral, é importante preferir as fontes mais magras, como patinho, filé mignon, alcatra e coxão mole. Além de ricas em proteínas, ainda possuem ferro e vitaminas do complexo B. Peixes e frutos do mar são ótimas fontes de proteínas também. Evite consumir frito.

Tofu

Para quem não consome alimentos de fonte animal, o tofu é uma excelente opção. Tem ótima concentração de proteína e cálcio.

Ovo

Sabia que o ovo é considerado uma proteína de alto valor biológico? Isso significa que nele estão presentes muito aminoácidos, é uma fonte de proteína muito digerível, ou seja, o corpo humano aproveita e muito os seus nutrientes.

Iogurte

Os melhores são os que possuem apenas três ingredientes na composição: leite, leite reconstituído e fermento lácteo.

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Sobre o autor

Camila Salvo
Camila Salvo
Técnica em Nutrição e Dietética pela GV - São Paulo. Estudante de Nutrição na FMU. Pós Graduanda em Nutrição Esportiva, pela CEFIT. Apaixonada por esportes e nutrição comportamental. Tem experiência na transformação de mindset nos pacientes para iniciar a prática esportiva e performance como estilo de vida.