Alimentos que não devem ser feitos na air fryer
A fritadeira elétrica sem óleo tornou-se uma verdadeira paixão nacional. Hoje em dia, é difícil encontrar alguém que não tenha uma na cozinha de casa – há ainda aquelas pessoas que utilizam o equipamento todos os dias. Realmente, é possível preparar uma infinidade de receitas na air fryer, mas será que você sabe quais alimentos não devem ser feitos por lá? Confira:
Como funciona a air fryer?
A grande vantagem do eletrodoméstico é proporcionar ao alimento uma textura crocante por fora e macia por dentro sem precisar fritar da forma convencional – ou seja, sem usar óleo.
Para isso, a air fryer aquece o ingrediente por meio de um método chamado convecção, que faz com que o ar quente circule dentro do aparelho e cozinhe o alimento com a ajuda de sua própria umidade.
Pode-se fazer de tudo na air fryer: desde legumes, vegetais, carnes e peixes, até doces, como granolas. Mas será que você sabe quais receitas não ficam nada legais no equipamento?
Leia também: Air fryer é saudável? Veja se vale a pena ter a fritadeira
Alimentos que não ficam legais na air fryer
Pipoca
Na internet, a gente consegue encontrar diversos vídeos de pessoas preparando pipoca na air fryer. Contudo, a receita nem sempre funciona, uma vez que a maioria das fritadeiras não atinge a temperatura necessária para que os grãos estourem.
Além disso, o milho da pipoca, por ser muito pequeno, pode acabar voando para dentro da parte elétrica do aparelho, danificando essa estrutura.
Molhos
É até possível fazer molhos (como o de tomate ou o de queijo) no eletrodoméstico. Mas é preciso lembrar que ingredientes que soltam muito vapor ou são muito líquidos também aumentam os riscos de estragar a serpentina da air fryer.
Arroz
Aqui, surgem dois problemas: os grãos de arroz também são muito pequenos e leves, podendo adentrar regiões mais sensíveis e difíceis de limpar; e para cozinhar o alimento, é preciso colocar muita água – e como já vimos, isso não é nada indicado.
Queijos
Os queijos não representam necessariamente uma ameaça ao eletrodoméstico, mas o resultado pode decepcionar. Os frescos, por exemplo, têm um ponto de fusão mais baixo. Aí, em vez de ficarem crocantes por fora, eles provavelmente derreterão, sujando toda a cesta do objeto.
Se você não quer problemas, invista em produtos congelados com queijo, como palitos de muçarela, queijo coalho ou provolone empanado.
Frango inteiro
Por ser grande demais, há a chance de encostar na resistência e causar estragos. Desse modo, fique sempre atento ao tamanho do cesto e consulte a capacidade máxima indicada no manual da air fryer.
Leia também: Como limpar air fryer (por dentro e por fora)
O que mais não pode ir para a air fryer?
- Plástico: pode derreter, danificar o eletrodoméstico e ainda contaminar a comida;
- Papel-alumínio: impede que o ar quente circule livremente pelo aparelho e pode encostar na resistência;
- Papel-manteiga: pelos mesmos motivos do alumínio.