Alimentação no calor: nutricionista sugere melhores opções

Alimentação Bem-estar
17 de Novembro, 2023
Alimentação no calor: nutricionista sugere melhores opções

Temperaturas muito altas ou muito baixas podem fazer mal à saúde. O Brasil tem graves ondas de calor, e a previsão é que as temperaturas ultrapassem os 40ºC, podendo chegar a 45º em alguns lugares, com sensação térmica muito maior. Nesse sentido, o calorão pode impactar o organismo de diversas maneiras, desde a desidratação até a perda de apetite. Por isso, manter uma alimentação balanceada no calor é fundamental.

Leia mais: Calor intenso: como as altas temperaturas afetam o corpo e a saúde

A importância de cuidar da alimentação no calor

Para manter a boa saúde e o bem-estar físico é preciso, primeiramente, prestar atenção na alimentação e ingestão de líquidos, como destaca a nutricionista Fabiana Freire. De acordo com a especialista, em dias mais quentes precisamos consumir alimentos de fácil digestão. Por exemplo, verduras, frutas, legumes e carnes magras. Além disso, aumentar o consumo de água, chás gelados e sucos.

“No verão, ao contrário do inverno, sentimos menos vontade de comer e perdemos líquidos e sais minerais, devido ao aumento da temperatura corporal e a transpiração excessiva. Daí a importância de uma alimentação mais leve e da hidratação”, afirma.

7 dicas para de alimentação para o calor intenso

Fabiana separou sete dicas bem fáceis para ajudar a manter a saúde durante as ondas de calor.

  • Consuma à vontade folhas verdes e legumes. A preferência é que sejam crus, mas precisam ser bem higienizados. Esses alimentos, geralmente, possuem altos níveis de água e ajudam a hidratar o corpo.
  • Evite maionese e molhos prontos para temperar saladas. Prefira os naturais como azeite, limão e vinagre, que são ótimos para combater os radicais livres, prevenir os radicais livres e até doenças do coração.
  • Dê preferência para carnes magras grelhadas, pois são mais facilmente digeridas evitando desconfortos gástricos, além de serem mais saudáveis.
  • Evite as carnes vermelhas e com gorduras em excesso.
  • Escolha sobremesas mais refrescantes, como frutas ou doces à base de frutas. Os mais indicados são: sorvete de fruta no palito, saladas de frutas, flans, frozen, smoothies e gelatinas.
  • Beba água, muita água. E também chás gelados, sucos.
  • Modere o consumo de bebidas alcoólicas, pois além de serem ricas em calorias, possuem efeito diurético, o que compromete a hidratação e são pobres em valor nutritivo.

 

Fonte: Fabiana Freire, supervisora de Operações Educação da Sapore.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

chá de boldo
Alimentação Bem-estar

Chá de boldo: para que serve, benefícios e como fazer

O chá de boldo é utilizado para tratar uma variedade de problemas digestivos, como má digestão, gases, azia, constipação e diarreia

prato com ovos, bacon, espinafre e tomates-cereja, ingredientes típicos da dieta cetogênica
Alimentação Bem-estar

Dieta cetogênica é indicada para emagrecer e desinchar; cardápio de 7 dias

Saiba tudo sobre a estratégia alimentar que conquistou muitas famosas

Creatina na menopausa
Alimentação Bem-estar Saúde

Creatina na menopausa: suplemento ameniza efeitos e promove bem-estar

A suplementação surge como uma alternativa promissora para combater os efeitos negativos da menopausa e promover o bem-estar feminino