Frutas e vegetais beneficiam a saúde mental das crianças

De fato, ter uma alimentação equilibrada é fundamental para a saúde física. Mas você sabia que uma boa nutrição também traz benefícios para a nossa mente? Um estudo descobriu que crianças que têm uma boa alimentação, com frutas e vegetais, garantem uma melhor saúde mental.

A pesquisa, publicada no BMJ Nutrition, Prevention & Health, mostrou que o consumo de frutas e vegetais está fortemente relacionado a uma melhor saúde mental em alunos do ensino médio. Além disso, café da manhã e almoço nutritivos estão associados ao bem-estar emocional, independentemente da idade.

Leia também: IMC infantil: Veja dicas de como calcular o peso ideal

Alimentação e saúde mental em crianças

Para obter os resultados, os pesquisadores usaram pesquisas de mais de 50 escolas do Reino Unido. Dessa maneira, cerca de 11 mil alunos completaram a pesquisa. Eles foram instruídos a responderem um questionário que iria avaliar o bem-estar mental de todos, dizendo quantas vezes tiveram os sentimentos descritos em afirmações como “Tenho-me sentido bem comigo mesmo” ou “Tenho-me sentido amado”.

Sendo assim, as pontuações de cada afirmação foram somadas para dar um número total. Isto é, quanto maior a pontuação total, maior seria o bem-estar mental da criança.

Os resultados mostraram que a pontuação média de saúde mental foi maior entre as crianças do ensino médio do que entre as crianças do ensino fundamental.

Além disso, apenas 25% dos alunos do ensino médio e 28,5% dos alunos do ensino fundamental relataram comer cinco porções recomendadas de frutas e vegetais por dia. Assim, 10% e 9%, respectivamente, não comem frutas e vegetais. Cerca de 21% dos alunos do ensino médio e 12% do ensino fundamental comem apenas uma bebida não energética ou nada no café da manhã, enquanto 11% não almoçam.

Leia também: Dieta saudável na infância reduz risco de doenças na vida adulta

“Em um nível fundamental, uma boa nutrição é necessária para fornecer estruturas para o desenvolvimento e para outras funções do corpo em crianças e adultos. Incluindo crescimento e replicação celular, síntese de DNA e metabolismo hormonal. Por fim, uma alimentação ideal é importante para o desenvolvimento do cérebro — característica particularmente crítica para os pequenos”, disseram os autores do estudo.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo