Alimentação e hipertensão: o que priorizar e o que evitar?

Alimentação Bem-estar Saúde
22 de Abril, 2024
Alimentação e hipertensão: o que priorizar e o que evitar?

Os cuidados com a alimentação quando o assunto é hipertensão vão muito além de apenas reduzir o sal. Esse é apenas o primeiro passo. Além disso, existem outros alimentos que também contribuem para o aumento da pressão arterial, enquanto outros ajudam a estabilizá-la. Veja quais escolher!

Leia mais: Hipertensão (pressão alta): o que é, sintomas, causas e como conviver

Alimentação e hipertensão: o que evitar?

De acordo com Fernanda Lancellotti, nutricionista da Vitat, o sal é a principal fonte de sódio da nossa alimentação. Dessa forma, influencia diretamente na pressão arterial. No entanto, além dele, outros alimentos também possuem sódio. Por isso, evite: alimentos processados, enlatados, embutidos, fast food, salgadinhos, sopas de saquinho, molhos e temperos prontos, entre outros.

Além disso, a nutricionista sugere evitar carnes gordurosas e queijos amarelos, isto é, alimentos ricos em gordura saturada e trans. “Esses tipos de gordura estão associadas a diversos problemas de saúde. Por exemplo, as doenças cardiovasculares, como a hipertensão”, explica Fernanda.

Por fim, evitar o consumo de álcool, porque também influencia na pressão arterial, assim como os alimentos ricos em cafeína, como o café, chás, refrigerantes, entre outros.

Quais alimentos priorizar?

Ainda de acordo com Fernanda, o ideal é utilizar temperos naturais, como ervas e especiarias. Uma dica é fazer o sal de ervas, isto é, misturar temperos de sua preferência com sal e usar a receita para temperar os alimentos.

Desse modo, a nutricionista completa informando sobre as diretrizes que a Sociedade Brasileira de Cardiologia sugere para evitar a hipertensão: “Primeiro ponto: cessar o tabagismo, ter uma alimentação com baixa quantidade de bebidas ricas em açúcar e sódio. Além disso, priorizar alimentos saudáveis, controlar o peso, fazer exames regulares, praticar, pelo menos, 150 minutos de atividade física moderada 5 vezes na semana”, completa.

Alimentação e Movimento
Uma alimentação equilibrada pode potencializar os resultados do seu treino! Assine o Clube Vitat Cuida e garanta descontos exclusivos em consultas com nutricionistas, farmácias, exames laboratoriais e manipulados.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!

respiração durante a corrida
Bem-estar Movimento

Dicas de como melhorar a respiração durante a corrida

Estar atento à respiração durante a corrida é algo essencial - tanto para iniciantes quanto para atletas experientes